Pular para o conteúdo principal

Juvêncio e Nitinho avaliam situação da oposição e querem João candidato em Aracaju

Vereadores de oposição acham que ex-governador João Alves tem chances reais de vitória, mas precisa se articular. Juvêncio diz que sem João, DEM caminhará para processo de extinção. Nitinho vê competitividade também em Mendonça
Que caminhos a oposição em Aracaju tomará com vistas ao pleito municipal de 2012? Entre os dois únicos vereadores que formam a pequena bancada na Câmara da capital, há um consenso: o ex-governador João Alves Filho, DEM, deve ser o candidato. Tanto Josenito Vitale, o Nitinho, como Juvêncio Oliveira, ambos do DEM, veem em João o nome com possibilidade real de vitória e capaz de dar novo fôlego ao partido, que passa por um processo de esvaziamento, principalmente em âmbito nacional.

Mais convicto em sua argumentação, Juvêncio acredita que o ex-governador é o único com força suficiente para derrotar o grupo que hoje governa Aracaju. Caso contrário, ele diz que a situação do DEM só tende a piorar. "Ninguém quer viver constantemente perdendo eleição. Hoje só existe um nome capaz de manter o DEM vivo em Sergipe e é João Alves Filho, caso ele venha a ganhar a eleição. Se isso não ocorrer, não tenho dúvida que vamos partir para o processo de extinção", avalia.

Mais ponderado, Nitinho vê no deputado federal Mendonça Prado, DEM, um nome também com condições de representar a oposição de forma competitiva na disputa pela prefeitura da capital. "Os nomes que estão favoritos dentro do DEM e entre a população são: João e Mendonça. João tem uma história e Mendonça foi muito bem votado em Aracaju em 2010 e se cacifou como um dos nomes mais fortes para disputar prefeitura", avalia. Outros nomes do partido como José Carlos Machado e Pedrinho Valadares também são citados por Nitinho como possíveis candidatos.

"NÃO SABEMOS FAZER"
No entanto, os dois vereadores concordam que é preciso desenvolver um trabalho focado de oposição para que o grupo ganhe musculatura suficiente para a corrida eleitoral do próximo ano. Nitinho diz que a oposição deve trabalhar com 'ética, com a verdade, respeitando os adversários e sem desespero'. "Temos que mostrar uma proposta dentro do nosso limite, do que é possível realizar. Precisamos ter respeito pra falar a verdade. Não podemos ser como Edvaldo, que todo o ano, vem à Câmara, faz inúmeras promessas e não cumpre nenhuma", ressalta.

Para Juvêncio, o DEM pode se recuperar, mas 'tem que ser um trabalho rápido e bem feito'. "A oposição é o melhor lugar para se fazer política. É onde se tem mais espaço", afirma. Todavia, ele assume que os demistas não conseguiram ainda desenvolver um trabalho consistente contrário aos que estão hoje no Governo. "Parece-me que ainda não nos acostumamos a fazer oposição. Nós não sabemos fazer um trabalho bem feito de oposição, de sermos críticos contumazes do Governo para derrotar uma administração. Nós não fomos treinados para isso", admite.

"SÓ MUDOU DE NOME"
E é por conta dessa dificuldade em se afirmar como oposição que o DEM passa hoje por um processo de redução de seus quadros, avalia Juvêncio. A saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, da sigla, além de outras lideranças, tornou ainda maior a crise vivida pelos demistas. "Acho que o DEM tentou uma oxigenação há alguns quando mudou de nome, mas oxigenação não pode ser apenas na mudança de letras, mas na mudança de ações, de nomes e isso não aconteceu", ressalta.

Na ótica de Nitinho não há possibilidade do DEM ser extinto. "O partido tem grandes líderes, como ACM Neto, Agripino Maia e João Alves. Kassab saiu porque foi à procura de um espaço político novo, atrás de um projeto nacional de poder, que é o projeto de Dilma Rousseff. Ali é para tirar um pouco do poder do PMDB em nível nacional. Muitas lideranças do PMDB poderão ir pra este partido de Kassab, que se tornará um forte aliado da presidente", afirma.


Matéria publicada originalmente no Cinform

Comentários

Unknown disse…
Foi-se o titulo de ‘’Capital da qualidade de vida do Nordeste’’

Não me recordo de a imprensa sergipana e nem mesmo os políticos da oposição terem dado atenção ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM 2010, no que tange a situação da nossa querida Aracaju. Porém, como é de notório conhecimento da sociedade sergipana, o desempenho de Aracaju no IFDM 2009 (1º lugar entre as capitais do Nordeste) foi efusivamente comemorado e explorado pela atual administração municipal. A expressão ‘’Capital da qualidade de vida do Nordeste’’ se fez presente em quase todas as campanhas publicitárias da prefeitura, no decorrer de 2010.
Uma breve apreciação no IFDM 2010 sugere-nos desconfiar que a derrota de Déda em Aracaju, na última eleição para governador, tem muito a ver com a administração de Edvaldo Nogueira, por mais que tentem dizer que não. Vamos aos números:



Ranking das Capitais localizadas na Região Nordeste (2010)

Cidade Capitais BR
Natal 11º
Teresina 12º
São Luis 13º
Recife 14º
Aracaju 16º
João Pessoa 20º
Salvador 21º
Fortaleza 23º
Maceió 24º
Fonte: IFDM 2010

Ranking das capitais localizadas na Região Nordeste (2009 e 2010)
Cidade Nacional
2009 2010
Natal 300º 252º
Teresina 308º 267º
São Luis 377º 274º
Recife 290º 289º
Aracaju 257º 400º
João Pessoa 423º 556º
Salvador 671º 639º
Fortaleza 587º 650º
Maceió 582º 797º
Fonte: IFDM 2009 e 2010

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg