Pular para o conteúdo principal

Emocionado, Marcelo Déda toma posse no governo de Sergipe

Publicada originalmente no Portal Terra
Fotos: Marco Vieira/ASN
Valter Lima
Direto de Aracaju
O governador reeleito do Sergipe, Marcelo Déda (PT), foi empossado às 10h30 (9h30 no horário local), deste sábado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, em Aracaju. A cerimônia foi marcada pelo atraso de 1 hora e pelo discurso emocionado do governador eleito.

Déda chegou à assembleia com Mateus, seu filho mais novo, no colo e se emocionou ao fazer referência ao menino, que nasceu prematuro e é portador da Síndrome de Down.

"Mateus é o meu símbolo pessoal de coragem, ele representa superação e me inspira", disse Déda se recordando da cirurgia a qual teve que se submeter em 2009 para a retirada de um nódulo no pâncreas, fato que o deixou afastado do governo pelo período de 100 dias.

Após a posse, o governador segue para fazer revista da tropa e parte para o Palácio Olímpio Campos, onde fará outro discurso.

Marcelo Déda (PT) foi reeleito no primeiro turno para o governo do Sergipe com 52,08% do total de votos válidos (573.223), contra 45,19% (466.219) do segundo colocado, o ex-governador João Alves Filho (DEM). A coligação "Para Sergipe Continuar Seguindo em Frente", que teve o deputado federal Jackson Barreto (PMDB) como vice, foi composta ainda pelo PSC, PDT, PR, PRB, PTC, PSL, PSB e PC do B, mas teve que enfrentar problemas com a Justiça oriundos de campanhas e administrações passadas.

Barreto entra no governo após quatro mandatos como parlamentar em Brasília. O Ministério Público havia pedido a impugnação da candidatura do peemedebista por irregularidades na sua gestão à frente da prefeitura de Aracaju, entre 1992 e 1994. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, no último dia 13 de dezembro, o registro da candidatura. Déda também iniciou a campanha com problemas na Justiça, acusado de prática de propaganda irregular e abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006, mas o recurso que pediu sua cassação foi negado pelo tribunal.

Déda foi o principal alvo dos demais candidatos, mas se manteve em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenções de votos. Um dos fatos mais marcantes da campanha aconteceu no debate realizado pela TV Sergipe, quando a candidata do Psol, professora Avilete Cruz, perguntou ao petista se ele não se constrangia em apoiar Dilma Rousseff (PT), uma candidata "terrorista, sequestradora e assassina". O incidente levou o Psol a retirar a candidatura.

Déda, 50 anos, nasceu na cidade de Simão Dias, ele é casado com Eliane Aquino e pai de cinco filhos. O petista se formou em direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1985. É filiado ao PT desde os 21 anos. Sua primeira candidatura pelo partido foi em 1982 para o cargo de deputado estadual, mas não conseguiu se eleger. Em 2009 se afastou do cargo de governador, ao qual havia sido eleito em 2006, por problemas de saúde e passou por duas cirurgias para retirada de nódulos no pâncreas, mas retornou ao governo em janeiro de 2010.

Comentários

Anônimo disse…
Gostei de mais do discurso do nosso Governador Marcelo Deda, me orgulho de ter um Governador, um representante do nosso Estdo de Sergipe do quilate de Marcelo Deda,
boa sorte Governador. DEUS LHE DER SAÚDE
ADELMA

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l