sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Plano Diretor, Código de Meio Ambiente e Código de Mobilidade Urbana: vitais à qualidade de vida em Aracaju

Foto: Lizia Martins
A entrega da revisão do Plano Diretor de Aracaju à Câmara de Vereadores, finalmente, ocorreu nesta sexta-feira. O prefeito Edvaldo Nogueira compareceu à Casa Legislativa Municipal entregou aos vereadores a reformulação do plano que existe desde 2000. A novidade do documento é o Código do Meio Ambiente, “que visa o desenvolvimento da cidade mantendo a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental”, nas palavras de Edvaldo.

Além disso, o prefeito afirmou que a partir de 2011 a prefeitura iniciará os estudos para a criação do Código Municipal de Mobilidade Urbana. “A partir de janeiro iniciaremos o processo de licitação para que seja escolhida uma empresa para realizar estudos e encontrar soluções para a problemática da mobilidade em Aracaju. É preciso que enfrentemos esse problema e para isso é preciso estudar. É preciso encontrar soluções definitivas para o trânsito do nosso município", disse.

É preciso pensar na Aracaju do futuro e trabalhar pelo desenvolvimento da Aracaju do presente e para isso é muito importante que a sociedade seja incluída no debate sobre o Plano Diretor da capital, sobre as ações de desenvolvimento sustentável e que não se ignore a urgente busca de soluções para os problemas de mobilidade urbana de Aracaju, e nisso se inclui a licitação do transporte público.

Que o evento de entrega do plano diretor nesta sexta-feira não seja apenas simbólico, mas que realmente abra a discussão sobre os principais pontos de desenvolvimento da capital. Sem um debate sério e comprometido sobre as questões relacionadas ao avanço da construção civil, ao crescimento desordenado de algumas regiões, ao transporte, ao trânsito, ao saneamento básico e ao meio ambiente não poderemos mais em Aracaju como a capital da qualidade de vida.

2 comentários:

Anderson Christian de Souza disse...

Demorou... hehe. Mas, sem o deboche fácil por conta da demora, chegou mesmo a hora de todos - absolutamente TODOS - se empenharem, participando das discussões na CMA. O nosso futuro, enquanto cidade viável, passa por esse Plano Diretor. Você já conseguiu uma cópia? Se sim, me repasse ou me indique aonde conseguir uma também. abçs

Valter Lima (@valter_jornal) disse...

Ainda não consegui uma cópia, mas devo receber uma até a segunda-feira. Mas de todo modo será fácil ter acesso ao plano junto aos vereadores.