Pular para o conteúdo principal

João nos passos de Serra

A semana se inicia com a informação de que o ex-governador de São Paulo e agora (confirmado) pré-candidato do PSDB à Presidência da Republica, José Serra, virá a Sergipe para o lançamento da também pré-candidatura do ex-governador João Alves Filho, DEM, ao Governo do Estado. Ainda não há uma confirmação, mas o que se diz pelos sites locais é de que esta visita deve ocorrer nos próximos dias.

Já estava mais do que na hora de João Alves declarar (claramente) que é candidato e que está disposto a um novo embate com Marcelo Déda, PT. Assim como Serra, João protelou – e ainda protela ao máximo – a oficialização da sua pré-candidatura. Ainda não se sabe que reflexos isso terá na campanha.

Neste sábado, dia 10, Serra lança oficialmente sua pré-candidatura em disputado evento que está sendo organizado pela cúpula do PSDB. O (atrasado) lançamento deveria ter ocorrido no início do ano, mas por imposição do ex-governador de São Paulo só irá ocorrer agora, depois do prazo final de desincompatibilização do cargo, e quando as pesquisas já sinalizam a aproximação de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, na intenção de voto do eleitor brasileiro.

Dilma deixou o cargo de ministra-chefe da Casa Civil na última quarta-feira, dia 30, mas antes disso, em fevereiro havia anunciado sua pré-candidatura e mais: desde dezembro, já aparecia na TV, na propaganda partidária e na imprensa, dividindo a cena com o presidente Lula, dando a entender que pretendia ser sua sucessora.

Aqui em Sergipe, Déda também conta com a conclusão de obras do seu Governo para se promover como candidato. Não que ele esteja utilizando estas solenidades para fazer propaganda partidária. Não o faz. A inauguração da ponte Joel Silveira na semana passada foi um bom exemplo disso. Déda se comportou muito bem e em nenhum momento deixou-se levar pela (tentadora) possibilidade de se promover enquanto candidato.

Mas ainda assim: é (quase) automática a associação da figura do governador ao provável candidato á reeleição. Neste sentido, o ex-governador João Alves está numa desvantagem natural na disputa pelo Governo e sua demora em se lançar candidato pode prejudicar ainda mais o seu desejo de retornar ao cargo de governador de Sergipe. João enfrenta dificuldades para fechar alianças, para encontrar um nome forte para a vice-governadoria e ainda não fechou a chapa com nomes competitivos para o Senado e está na dependência da decisão do senador Albano Franco.

Espera-se que a vinda de José Serra resolva esta questão e dê musculatura ao lançamento da candidatura de João e o torne (mais) competitivo na disputa com Déda. Serra em Sergipe pode dar a João, o que Déda esperava que a vinda de Lula lhe trouxesse, caso o presidente tivesse vindo inaugurar a ponte: fazer com o eleitor sergipano associe a imagem do candidato nacional ao local e renda a este último uma transferência de votos capaz de fazê-lo deslanchar nas pesquisas, coisa que não aconteceu nem com João e nem com Déda.

Comentários

Cris Abreu disse…
João ainda não encontrou uma estratégia que o deixasse confortável, por isso está com as asinhas recolhidas...
Menilson Filho disse…
É bom saber que existe um blog e um jornalsista deste porte. Para aqueles que entedem, e até para os que não dominam tanto o assunto, este é um excelente veículo para se manter informado e atualzado.
Destaque para as observações encontradas no corpo do texto: são sábias e trazem maior compreensão do assunto. Aguardo o próximo post! De verdade!

Postagens mais visitadas deste blog

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...