Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier: inspiração, independente de credo

Difícil transformar em palavras, sem soar demagógico, o que senti ao assistir “Chico Xavier”. O filme é um dos grandes acertos do cinema brasileiro e, para além da discussão estética do enredo, da iluminação e da verossimilhança, a história de Francisco Cândido consegue mexer com o maior dos ateus, consegue criar dúvidas na cabeça de descrentes e faz refletir os religiosos mais fervorosos. É uma grande história. Chico Xavier foi um grande homem. E sem nenhuma dúvida ou juízo de valor, ele cumpriu com a missão que lhe foi dada. Seja por quem tenha sido dada.

Já estudei o Espiritismo, segundo os ensinamentos de Allan Kardek, depois disso, durante quase dez anos fui evangélico e hoje, depois de algumas reviravoltas da vida, me defino com um alguém sem religião ou com um lado espiritual independente dela. Mas sou cristão, acredito em Deus e creio que Jesus Cristo morreu e ressuscitou. Disso não tenho dúvidas. Tenho fé nisso. Mas o objetivo deste post não é falar das minhas ‘peregrinações’ por templos católicos, espíritas, evangélicos ou de religiões afro.

A idéia que me surgiu enquanto eu assistia ao filme foi de que independente de religião não dá pra passar incólume a história de Chico Xavier. Não dá pra não acreditar no amor e na bondade que emanava dele, das suas palavras e da sua entrega em prol do próximo.

Podemos não ter um “Emmanuel” ao nosso lado – um espírito que nos oriente, que nos regre e que nos ensine –, mas somos todos dotados de consciência e portanto, dotados da capacidade de pensar no bem da humanidade e dar pequenos passos para transformar o nosso mundo em mundo melhor. Pronto, se você chegou até este momento da leitura, pode ser que esteja me achando um tanto utópico nas palavras, mas o que quero realmente dizer é que não devemos nos prender a religiões e nem nos apegar a ensinamentos e doutrinas pré-estabelecidas sem que, na prática, não executemos a bondade e o amor.

Não estou falando em paz mundial, em se tornar um franciscano ou dar tudo que se tem aos pobres. Não é isso. Estou falando em pequenos e eficazes gestos de caridade. Se pensarmos mais no próximo, deixaremos de lado um pouco da nossa vaidade e do nosso egoísmo e mais do que isso, minimizaremos (bem mais) os nossos ‘problemas’.

A história de Chico Xavier é inspiradora sob todos os aspectos: da vida sofrida, do trabalho em prol dos mais pobres e sofridos. É ainda inspiradora quando o assunto é sabedoria, inteligência e amor. E revela-se ainda mais especial quando se vê que até mesmo em sua morte, não houve sofrimento para o próximo. Ele morreu no dia em que todos os brasileiros estavam felizes. No dia em que o Brasil conquistou o pentacampeonato de futebol mundial. Não dá para não acreditar em alguém que fez da sua vida inspiração para toda uma humanidade!

Comentários

Parabéns pelo texto. Você descreveu muito bem os objetivos do filme. Tomara que as pessoas tenham esta sensibilidade e entendam isso, tome pra si. Arrasou, amigo!beijos!
Raquel Brabec disse…
Valter, também assisti ao filme, fiquei muito emocionada. Se vc tiver oportunidade, veja o programa Pinga Fogo com a entrevista a Chico na íntegra, tem na net. Um beijo

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg