Pular para o conteúdo principal

Aracaju voltou a ter prefeito

Foto: Janaína Santos
Terceiro dia da gestão do novo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e ele já começa a apresentar resultados. Nesta quarta-feira (4), a prefeitura está realizando o pagamento integral do décimo terceiro salário de 87% dos servidores municipais. Isto significa que dos 14.299 trabalhadores da prefeitura, 12.511 receberão até hoje.

Estão recebendo o benefício todos os servidores da administração direta e indireta (Fundat, Funcaju e SMTT) e todos os aposentados e pensionistas da administração geral. Os demais (um contingente de 1.788 servidores aposentados e pensionistas) receberão até o dia 10.

"Não é uma atitude simples o que estamos fazendo já no terceiro dia da nossa gestão. É uma demonstração de que a prioridade é os servidores", afirmou Edvaldo Nogueira, durante reunião com dez sindicatos das categorias da Saúde, que ocorreu ontem, quando ele anunciou o início do pagamento do décimo terceiro.

"Fizemos um grande esforço e sacrifício e tudo que era possível para pagar o décimo terceiro deixado pela gestão anterior. Nossa equipe está focada nisso. Os resultados começam a aparecer. Com muita disposição e trabalho, retomaremos a normalidade da prefeitura de Aracaju", ressaltou ele.

Como bem afirmou o prefeito, pagar o décimo terceiro já nos primeiros dias da nova gestão não foi uma atitude simples. Além do imenso rombo deixado por João, sobretudo com fornecedores, o que tem gerado a descontinuidade da prestação de serviços essenciais, a pendência com duas folhas de pagamento do ano passado agrava a situação da prefeitura. De modo que a decisão de Edvaldo de já pagar o décimo terceiro se reveste de grande importância.

Segundo disse o próprio prefeito, a medida foi uma forma de pedir um "voto de confiança" aos servidores e à sociedade. Foi também uma forma de mostrar que ele está sensível às dificuldades dos trabalhadores da prefeitura. Agora, resta aos servidores – neste caso, principalmente os da área de Saúde – encerrarem suas greves e retornarem ao trabalho, para que a população não fique desassistida. Além disso, retornando ao trabalho, estes servidores sinalizarão ao novo prefeito que estão abertos ao diálogo e compreendem o caos deixado por João.

Ontem, após quatro anos, os sindicatos dos servidores tiveram um encontro com um prefeito, uma vez que o ex-gestor nunca os recebeu para conversar. Edvaldo sentou com eles, levou junto os secretários Carlos Cauê (Governo), Jefferson Passos (Fazenda) e André Sotero (Saúde), ouviu as ponderações dos sindicalistas, discutiu a situação da prefeitura - e mais do que isso: apontou soluções. Disse que no dia 20, terá uma posição sobre como enfrentará o atraso dos salários deixados por João.

É óbvio que ainda é muito cedo para vaticinar sobre o sucesso da nova gestão, mas o primeiro ato sinaliza que não falta boa vontade e determinação a Edvaldo para que Aracaju volte a funcionar normalmente. Além disso, é ainda mais sintomático da percepção de que a administração do novo prefeito começa bem o fato de seus adversários estarem fazendo barulho para tentar criar uma falsa polêmica em torno da revogação do IPTU. Edvaldo não mudou sua ideia sobre a promessa, ele só está se cercando de cautela para não cometer qualquer equívoco na forma de anular o aumento anual de 30% que João.

Avante, Edvaldo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...