Pular para o conteúdo principal

Márcio propõe audiência pública para discutir fontes de financiamento para o Meio Ambiente

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou nesta quarta-feira, 3, um requerimento que solicita a realização de uma audiência pública para discutir “Gestão e Fontes de Recursos para o Financiamento do Meio Ambiente”. O debate deverá ocorrer na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o economista José Roberto Afonso, o consultor legislativo Paulo César Ribeiro Lima e o advogado e consultor financeiro do Meio Ambiente Pedro Calmon.

Na justificativa para realização da audiência pública, o parlamentar se vale da lei nº 12.351, aprovada em 2010, que trata da exploração e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos, sob o regime de partilha e produção, em áreas do pré-sal, citando ainda a criação do Fundo Social e seu impacto econômico. Partindo deste argumento, Márcio Macêdo afirma que existem seis mil fontes de financiamento ativas, como fundos públicos internacionais e mercados de crédito de carbono, para o investimento em tecnologias verdes.

Além disso, o deputado explica que esta realidade não é exclusividade dos países desenvolvidos, podendo se tornar uma realidade para as nações emergentes, onde o Brasil se encaixa, o que estimula o país a buscar estes mecanismos de financiamento. Daí a importância de se discutir este tema no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na sua argumentação, o deputado toma como base o guia “Catalysing Climate Finance” (Catalisando o Financiamento do Clima), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que frisa ser “uma prioridade chave” capacitar países de baixa renda para obtenção de investimentos públicos e privados para resolver os problemas ambientais, que são cada vez mais urgentes. Ainda neste contexto o requerimento de Márcio Macêdo ressalta que os mercados dos países de baixa renda não conseguem atrair muitos investimentos nessas áreas.

Por isso, afirma a publicação que serviu de base para o requerimento, “é preciso estimular o fluxo de dinheiro, público e privado, para questões ambientais”. Além disso, outra recomendação do guia é aproveitar melhor os recursos públicos. Por fim, Márcio Macêdo reforça que “é possível reverter alterações no meio ambiente e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento, afinal, o combate às mudanças climáticas pode trazer benefícios econômicos e sociais, como redução da pobreza, criação de empregos verdes e manejo sustentável da água”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...