Pular para o conteúdo principal

Márcio Macêdo lidera bancada do PT durante aprovação da MP 530/11

Medida Provisória cria um plano especial de recuperação de escolas atingidas por desastres naturais. Deputado sergipano repudiou posição do DEM, que tentou obstruir votação.

O deputado federal Márcio Macêdo liderou a bancada do PT na Câmara na manhã desta quinta-feira, 4, durante a votação da Medida Provisória 530/11, que cria o plano especial de recuperação da rede física de escolas públicas atingidas por desastres naturais. Em plenário, Márcio fez críticas à bancada do DEM, que tentou obstruir a votação da MP no dia anterior. Em sua fala, o deputado repudiou a atitude do partido de oposição, único a se colocar contra a medida do Governo Federal.

“A aprovação desta medida provisória é muito importante para o país e vital para que crianças, adolescentes e jovens brasileiros possam ter acesso à Educação, em caso de desastres naturais. Sendo assim, repudio a ação antidemocrática e pouco republicana do DEM ao tentar obstruir uma votação tão importante. Discordo desta posição do partido, que demonstrou mais uma vez suas raízes autoritárias, que tiveram origem nas cavernas roucas da ditadura militar”, afirmou.

Diante da declaração de Márcio Macêdo, alguns deputados federais do DEM ainda tentaram justificar a posição do partido. No entanto, o parlamentar sergipano retornou à tribuna para reiterar sua posição de crítica à decisão dos demistas. “O mais sensato era que o DEM viesse a plenário reconhecer seu equívoco e pedir desculpas ao país por tentar impedir o Estado Brasileiro de atender as crianças, os adolescentes e os jovens em ocasiões de tragédias”, reforçou.

Ao final dos embates, o DEM recuou da decisão inicial e interrompeu sua estratégia de obstrução para votar os destaques à MP 530/11, o que foi elogiado por Márcio Macêdo. “Como liderança do PT, quero cumprimentar o deputado ACM Neto por este gesto de reconhecimento da importância desta votação para o país”, afirmou.

De acordo com a medida, o conselho deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fixará os critérios de distribuição dos recursos e os procedimentos operacionais para execução do plano especial, assim como para a prestação de contas. Depois de aprovado o plano para uma escola, o FNDE fará o repasse diretamente a uma conta corrente aberta para esse fim em parcela única, sem necessidade de assinatura de contrato, convênio ou qualquer outro tipo de instrumento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l