Pular para o conteúdo principal

Márcio Macêdo faz balanço do mandato em almoço da Somese


O deputado federal Márcio Macêdo (PT) foi o convidado desta quinta-feira, 7, do almoço realizado semanalmente pela Sociedade Médica de Sergipe – Somese. Em sua participação, o parlamentar fez um balanço dos primeiros seis meses de mandato, destacando os pontos principais do seu trabalho e discutiu temas relacionados à Saúde. O projeto de fracionamento da venda de medicamentos no Brasil que tramita no Congresso foi um dos assuntos mais debatidos. Márcio é o relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara.

No início de sua explanação, o deputado falou sobre o Código Florestal Brasileiro, um dos principais temas que estão sendo debatidos pelo parlamento atualmente. Márcio falou sobre sua atuação para a reabertura do debate sobre o assunto na Câmara, mostrou os pontos mais problemáticos do projeto votado pelos deputados federais no final de maio e revelou sua preocupação com a preservação dos recursos naturais, caso não sejam feitas alterações no texto por parte do Senado.

Além disso, o parlamentar detalhou todos os projetos de lei de sua autoria apresentados no primeiro semestre do ano. O primeiro deles, o PL 1337/2011, prorroga até 2017 a dedução da contribuição patronal paga à Previdência Social pela contratação formal de empregados domésticos. O segundo projeto, de número 1734/2011, institui o Dia Nacional Sem Carro, com o objetivo de estimular o debate em torno da falta de qualidade e de investimento no transporte público brasileiro.

Outro projeto de autoria de Márcio Macêdo (o PL 806/2011), que também foi apresentado aos médicos, dispõe sobre a criação do Programa Nacional de Substituição e Suprimento de Fontes de Energia para Estabelecimentos Alimentares, como padarias e pizzarias, iniciativa inovadora que teve sua implantação iniciada em Sergipe, quando o parlamentar foi secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Relatoria


Durante o evento, Márcio falou ainda das relatorias que ocupou na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e destacou que será relator do PL 7.209/2006, que trata do registro e fracionamento de medicamentos na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Pela proposta, será possível comercializar remédios pela quantidade efetiva prescrita pelos médicos a seus pacientes, evitando desperdícios, gastos desnecessários e armazenamento inadequado de sobras de medicamentos. O deputado questionou os médicos presentes sobre o assunto e debateu sobre a importância da aprovação do projeto.

Além das relatorias, o parlamentar elencou os oito requerimentos apresentados por ele durante os primeiros meses de mandato, dando atenção especial ao que criou o grupo de trabalho sobre o Código Florestal, que impediu a votação apressada do projeto. Outro requerimento destacado por Márcio – e muito elogiado pelos médicos – foi o de número 27/2011, que criou a subcomissão especial sobre biocombustíveis no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Sergipe bem representado”


Ao final da apresentação, o parlamentar foi muito aplaudido pelos médicos e elogiado pelos dirigentes da Somese. O presidente da entidade, Petrônio Andrade Gomes, ressaltou a qualidade do mandato de Márcio Macêdo, que em um curto espaço de tempo, já tem se revelado um dos grandes parlamentares de Sergipe.

O médico e ex-senador Francisco Rollemberg afirmou estar muito feliz com a excelente representação de Sergipe na Câmara, através do mandato de Márcio. Ele afirmou que desde a primeira vez que ouviu o deputado discursar percebeu que ele seria uma “grande liderança do Estado”.

O médico e superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, também ressaltou a importância das iniciativas do deputado na Câmara, destacando o projeto que institui o Dia Nacional Sem Carro e a criação da subcomissão de biocombustíveis. O médico Ricardo Melo, contemporâneo de Márcio Macêdo na Universidade Federal de Sergipe, disse que “Sergipe está bem representado” com o mandato do parlamentar e se mostrou muito satisfeito em ver um amigo dos tempos de faculdade estar alcançando espaços importantes no Congresso Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l