Pular para o conteúdo principal

No twitter, Jackson comenta eleições 2012 e manda adversários tomarem cuidado com o "papocar antecipado dos foguetes"

As twitadas do vice-governador Jackson Barreto (PMDB) são sempre carregadas de bom humor, polêmicas e comentários que rendem boas análises. Hoje, ele twitou sobre uma conversa que teve com o senador Valadares (PSB) sobre a disputa eleitoral de 2012 em Aracaju, que promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. Falou também sobre uma suposta pesquisa que lhe coloca em condição de empate com o ex-governador João Alves (DEM) num cenário improvável de disputa pela prefeitura da capital.

Disse Jackson: “Estou pulando de alegria sem me preocupar com a fogueira de São João. Vi o meu nome numa pesquisa em Aracaju, empate técnico com João Alves”. Sobre o assunto, prosseguiu o vice-governador fazendo referências a Luís Gonzaga. “Me lembrei da volta de Luís Gonzaga ao sertão, quando apesar do sucesso, os amigos e familiares cantarolavam para o velho Lula: ‘Luís, respeita Januário, você pode ser famoso, mas seu pai é mais tinhoso, e com ele ninguém vai’”.

Mas, Jackson tratou logo de encerrar a possibilidade de ser ele o candidato da base aliada. “Só que eu não deixo a vice nem com os oito baixos do véio Januário. Quero agradecer esse carinho do povo para com meu nome. E usarei isso a favor do candidato do nosso projeto”, afirmou. E disse mais: “Aos nossos adversários, cuidado com o papocar antecipado dos foguetes, para não terem que amanhã apanhar as flechas”.

Depois disso, o vice-governador e líder do PMDB no Estado contou como se deu a conversa com o senador Valadares. “O senador Valadares me perguntou em Brasília como eu analisava a sucessão municipal em Aracaju. O senador foi correto, não manifestou preferência por nenhuma candidatura. Quis saber se eu tinha um projeto para garantir o sucesso em 2012”, detalhou.

E prosseguiu: “Respondi prontamente: senador, quando você foi candidato a governador do Estado, em 86, qual era a sua situação nas pesquisas, na capital? Como estava o seu adversário, nas pesquisas e qual foi o resultado da eleição na capital?, perguntei ao senador Valadares”.

De acordo com Jackson, a resposta do senador foi a seguinte: “Eu perdia em Aracaju, o adversário estava na frente, com 62% e terminei ganhando por 9 pontos”. Sendo assim, o vice afirma que disse a Valadares que “nós sabemos que era outro momento e o nosso prestígio era diferente de hoje, mas trabalhamos harmonicamente, Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju, de forma coordenada na periferia da capital e o resultado foi a ampla vitória”.

Para Jackson, “a população da periferia continua esperando uma ação conjunta do Estado e do município”. Neste sentido, o vice-governador afirma que não vê muito mistério e frisa que está disposto “a repetir como o velho Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Certamente, a um ano e três meses da eleição não é possível afirmar categoricamente que o jogo da disputa pela prefeitura de Aracaju já está decidido. Como bem disse Jackson, há muitos cenários a se considerar. Ainda não há candidato definido por parte da base e o grupo ainda não trabalha em unidade por um nome.

Em relação a conversa com Valadares, a teoria apresentada por Jackson não é nova. Ele tem reiterado repetidas vezes que o caminho da vitória está na periferia, com Governo e prefeitura trabalhando em conjunto para concluir obras e garantir apoio da fatia da população que, certamente, é uma das mais insatisfeitas com as atuais administrações.

E a fala de Jackson se encerra com um trecho da mais famosa canção de Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Válida para os dois lados da disputa – oposição e situação – não há tempo a se perder e é preciso fazer a hora e desenvolver ações que repercutam positivamente sobre as possíveis candidaturas. Esperar acontecer é se utilizar de um expediente perigoso: o da soberba. E pelo que se viu em 2010, este não é um bom caminho.

Comentários

Anônimo disse…
N entendo absolutamente nada de política. Mas é desolador saber que essas pessoas estão mais preocupadas com o poder do que em cumprir sua função essencial.

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg