quinta-feira, 30 de junho de 2011

Márcio Macêdo discursa sobre sucesso dos festejos juninos de Sergipe

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou nesta quinta-feira, 30, em plenário, sobre o sucesso dos festejos juninos de Sergipe, com destaque especial para a 18ª edição do Forró Caju. O parlamentar falou sobre a consolidação da festa, sua repercussão em âmbito nacional, sua importância econômica e ressaltou as mudanças que estão ocorrendo na forma de lidar com a cultura, tanto por parte do Governo do Estado como pela Prefeitura de Aracaju.

“Durante um mês o Estado se transformou num grande arraiá, sendo que o Forró Caju, que acontece por 13 dias, chegou a sua 18ª edição consolidando-se definitivamente no calendário das grandes festas nacionais. Foram 130 atrações das quais 117 locais, envolvendo mais de 1 mil profissionais sergipanos da música. A festa foi marcada, mais uma vez, pela organização e pela tranqüilidade. Segundo a organização não-governamental Direitos Humanos e a Secretaria de Segurança Pública, não houve nenhuma ocorrência policial grave nem registro de nenhum caso de violação dos direitos humanos”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, Márcio falou sobre a viabilidade econômica das festividades. “A rede hoteleira atingiu o seu limite de leitos disponíveis para os turistas, com preços de bens e serviços acessíveis. Dados da Secretaria de Finanças do município indicam que, de cada R$ 1 investido na festa, a bela cidade de Aracaju tem um retorno de R$ 3”, informou. Além disso, o parlamentar ressaltou a ampla cobertura feita pela mídia nacional. “As nossas festas tiveram destaque nos principais telejornais e até em reportagens especiais, apontando para algo que todos já sabem, de forma que não seria exagero repetir, como o cancioneiro popular: Sergipe é o país do forró, e Aracaju, o seu maior arraial, recebendo a cada noite algo em torno de 150 mil pessoas”, reforçou.

Desenvolvimento

Para Márcio, “as festas juninas representam a marca da generosidade e alegria do povo nordestino e, nos últimos anos, espelham também as marcas do desenvolvimento e do talento do povo de Sergipe”. Segundo o deputado, “foi assim que o menor Estado da Federação se transformou no segundo maior produtor de milho do Nordeste e no quinto maior produtor de leite da região.

Sobre Aracaju, o parlamentar ressaltou que já há alguns anos, a cidade é considerada a capital brasileira da qualidade de vida e sobre Sergipe, Márcio frisou que o Estado conta com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano e melhor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Nordeste.

Cultura


“Mas, para além dos números e dos dados, o que o Forró Caju e os festejos juninos traduzem é a realização das profundas mudanças ocorridas no trato com a nossa cultura. O Estado se tornou um importante vetor e agente de fomento cultural e socioeconômico, a partir do reconhecimento de que a cultura, as tradições, o nosso jeito de ser, de produzir, de viver, além de serem o mais importante patrimônio intangível do nosso povo, são também agentes do nosso desenvolvimento”, afirmou Márcio Macêdo.

Deste modo, o deputado parabenizou o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o seu vice, Silvio Santos, o governador Marcelo Déda e o povo sergipano, pelo sucesso dos festejos juninos.

Nenhum comentário: