Pular para o conteúdo principal

Na TV, Lula e Dilma falam da força do PT, se voltam pra pobres e classe média e reforçam bandeiras

A propaganda político-partidária do Partido dos Trabalhadores está no ar desde ontem. São cinco vídeos de 30 segundos que se revezam durante a programação das TVs abertas. Falam das eleições de Lula e Dilma, de Reforma Política, de Educação, de Saúde, do protagonismo feminino e não esquece de se direcionar claramente para "os pobres que querem melhorar de vida" e para "a classe média que quer mmelhorar ainda mais o atual padrão".

Peças muito bem feitas e que vendem o mesmo otimismo da propaganda eleitoral da então candidata Dilma Rousseff no pleito de 2010. As tomadas, o jogo de imagens e o tom do discurso é bem semelhante. É o "novo Brasil" ou, se preferir, "o Brasil que dá certo".

No primeiro vídeo (o melhor deles), o ex-presidente Lula e a atual comandante do país, Dilma Rousseff, são os protagonistas. Há uma sobreposição das vozes de ambos que se alternam na descrição das conquistas do PT nos últimos oito anos.

No jogo de palavras, eles falam do surgimento do PT (Lula: "Já houve quem dissesse que era impossível fazer um Partido dos Trabalhadores"), da eleição de Lula (Dilma: "Que era impossível eleger um operário presidente. Impossível um operário fazer um bom Governo"), do crescimento econômico do país (Lula: "Impossível o país crescer e distribuir renda"), da eleição de Dilma (Lula: "Impossível uma mulher ser presidente"), da principal bandeira do Governo Dilma (Dilma: "Pode ter gente, agora, dizendo que é impossível acabar com a miséria") e da força do PT (Lula: "Mas o PT veio para provar que nada é impossível para o Brasil").



No segundo vídeo, Dilma fala do protagonismo feminino. Fala que "as mulheres precisam de mais atenção na Saúde e mais apoio para cuidar dos filhos" e emenda afirmando que esta "é uma das prioridades do Governo do Brasil". Cita em seguida os programas "Rede Cegonha" e de prevenção do câncer e a criação de creches pelo país. Encerra dizendo que "muito mais precisa ser feito e faremos por todos os brasileiros", mas frisa que "é bom começar pela mulher e pela criança". Neste vídeo, Dilma reafirma seu compromisso com as mulheres, direcionando o foco para alcançar mais simpatia das brasileiras.



No terceiro vídeo, Lula inicia falando do crescimento econômico do país, mas ressalta que é preciso "também avançar politicamente". Para ele, "este é um bom momento" e informa que o "Congresso está discutindo a reforma política" e conclama os brasileiros a fazerem disso "um grande debate nacional". Ele encerra afirmando que "juntos, fizemos o Brasil crescer. Juntos, vamos melhorar nossa democracia". Tema de vital importância para o sistema político-eleitoral do país, a reforma política foi promessa não-cumprida de Lula, que agora caminha nestes primeiros meses do Governo Dilma. Pelo vídeo, percebe-se que o PT quer protagonizar a discussão. Não será fácil!




No quarto vídeo, a presidente retorna ao foco para falar de Educação. Cita o lançamento do Pronatec (programa de inclusão dos estudantes pobres ao ensino técnico) e do programa de bolsas para estudantes brasileiros no exterior. Este é o primeiro vídeo que se direciona claramente para "os pobres" e para "a classe média".



No quinto e último vídeo, Dilma novamente se volta expecificamente para "os pobres" e para "a classe média" para falar que "tem um compromisso especial" com esses grupos.  "Isso significa combinar Saúde, Educação, Segurança, Emprego, uma economia forte e jogo duro contra a inflação", afirma a presidente.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l