quarta-feira, 27 de abril de 2011

Márcio apresenta requerimento que cria subcomissão sobre biocombustíveis

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou nesta quarta-feira, 27, um requerimento na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicitando a criação de uma subcomissão especial sobre biocombustíveis. A proposta foi acatada e a subcomissão, criada. “Tendo em vista que o Brasil é um dos líderes da discussão planetária sobre o uso de biocombustíveis, e considerando que este é um mercado que se impõe em todo o mundo, no qual o nosso país lidera com a utilização de um biocombustível renovável e pela sua interface com a questão ambiental sugiro a criação desta subcomissão”, afirmou.

Em sua justificativa, Márcio explicou que, atualmente, os dois principais biocombustíveis em uso no Brasil e no mundo são o etanol, produzido no país a partir da cana-de-açúcar, e o biodiesel, que é fabricado a partir de óleos vegetais, como soja, mamona, canola, palma, girassol e amendoim, e de origem animal, como sebo bovino, suíno e de aves. Além disso, o deputado frisou que, em relação ao etanol, o Brasil tem avançado muito, desde a criação do Programa Nacional do Álcool em 1975, sendo hoje um dos dois maiores produtores mundiais e seu maior exportador.

Já em relação ao biodiesel, Márcio disse que a sua utilização é bem mais recente no Brasil, tendo início com o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2005, com o objetivo de implementar de forma sustentável a produção e uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda. “Diante das ameaças representadas pelo aquecimento global e mudanças climáticas dele decorrentes, o uso de fontes renováveis de energia representa questão estratégica. O Brasil apresenta singularidade nesse aspecto, uma vez que já tem em sua matriz energética parcela significativa de energia renovável”, argumentou.

Nenhum comentário: