Pular para o conteúdo principal

Em Sergipe, PT inicia ciclo de debates sobre o futuro do Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou nesta sexta-feira, 1º, em Aracaju, o primeiro encontro do ciclo de debates “Brasil Hoje e suas Perspectivas”. Reflexões sobre o futuro do país e a participação do PT neste processo, além do debate sobre a reforma política deram o tom do evento, que será realizado também em outros Estados. Na oportunidade, foram lançados os livros “2003-2010: o Brasil em Transformação” e “Brasil em debate”, produzidos pela Fundação Perseu Abramo.

O encontro contou com a participação do presidente da fundação, Nilmar Miranda, do secretário geral do PT nacional, Elói Pietá, e do professor da Universidade Federal do Pará, Raimundo Trindade. Os deputados federais Márcio Macêdo e Rogério Carvalho, as deputadas estaduais Conceição Vieira e Ana Lúcia e os vereadores Emanuel Nascimento e Simone Góis prestigiaram o ciclo de debates.

“Precisamos refletir sobre o futuro do PT que já está em seu terceiro mandato à frente da presidência do Brasil. Alcançamos avanços importantes, mas temos a obrigação de continuar governando bem no presente e pensando no futuro do país”, afirmou o presidente estadual do PT, Silvio Santos, principal responsável pela realização do evento ao lado do presidente municipal do partido em Aracaju, Usiel Rios.

O secretário geral do PT, Elói Pietá, disse que 2011 é ideal, por ser um ano não eleitoral, para “repensar o PT e o Brasil que está passando por um grande transformação”. Para ele, com o início do terceiro governo petista no país, o PT deve discutir “quais os novos patamares que o partido quer atingir na sociedade brasileira”.

Perspectivas
Palestrante principal do ciclo de debates, o professor Raimundo Trindade fez uma apresentação centrada em quais são as perspectivas para o desenvolvimento brasileiro, dando enfoque à participação do país no cenário internacional e a política econômica desenvolvida nos dois mandatos do ex-presidente Lula.

Sobre o cenário internacional, Trindade afirmou que os desafios principais dos próximos anos estão na questão energética, no aumento da inflação dos produtos agrícolas, no fluxo de capital mais intenso e na crescente instabilidade política. De acordo com ele, o Brasil precisa se desenvolver economicamente para alcançar taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) numa média de 5,5%. Hoje este índice está em 4,5%.

No contexto da política econômica do Governo Lula, o professor ressaltou que o país focou nas transferências de renda, no aumento real do salário mínimo, na manutenção do programa de investimentos, na desoneração tributária, na ampliação das contratações públicas e nos aspectos da garantia de crédito. A redução significativa da taxa de pobreza nos últimos oito anos também foi citada como ponto importante do sucesso da economia brasileira.

Reforma política

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmar Miranda, falou sobre a importância da reforma política defendendo um modelo mais justo com financiamento público de campanha e voto proporcional em lista fechada. “O financiamento privado de campanha e o voto em pessoas e não em partidos despolitiza o processo eleitoral”, afirmou.

Neste contexto, ele defendeu ainda o sistema de lista partidária e de fidelidade partidária e disse que é necessário acabar com as coligações para deputados e incentivar a participação popular. “2011 é o ano para se fazer essa reforma. Precisamos mobilizar a sociedade, para aprovar um modelo mais justo”, frisou.

Ao fim das apresentações, os deputados Rogério Carvalho e Márcio Macêdo falaram sobre o andamento do debate da reforma política na Câmara e a platéia pode participar das discussões com questionamentos aos palestrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil?

Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as crianças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”.

O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspect…

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro.


No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos.



A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura.

Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates.



Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os lambe-sujos estã…

Um olhar para 2008

“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no
limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e
entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra
vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra
diante vai ser diferente."
(Carlos Drummond de Andrade)


Recebi esse texto ontem pelo orkut como parte de uma mensagem de felicitações pelo novo ano que está por iniciar e me pus a pensar na verdade que ele transmite.

Todos temos a necessidade de ver nossas esperanças e sonhos sendo renovados. Todo indivíduo precisa planejar, desejar, acreditar. Planejar uma vida diferente, o início de um novo projeto. Desejar ascensão profissional, aprovação no vestibular ou em um concurso público. Acreditar em novo amor, em um novo tempo. Acreditar no fim da violência, na prevalescência do amor e da paz sobre toda a Terra, por mais que isso pareça utóp…