Pular para o conteúdo principal

Valadares quer mais informações sobre usinas nucleares no Brasil


O senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado, solidarizou-se hoje com o povo do Japão, vítima de grande terremoto e um tsunami, que provocaram vazamento em suas usinas nucleares. E, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Valadares apresentou requerimento, juntamente com o senador Jorge Viana, para que sejam convidados para uma audiência pública sobre as quatro novas usinas nucleares que deverão ser instaladas no Brasil, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e o diretor-presidente da Eletrobrás Termonuclear S/A (Eletronuclear), Othon Luiz Pinheiro da Silva.

No documento, Valadares e Jorge Viana argumentam que o objetivo da audiência pública é o de esclarecer ao Senado e à sociedade brasileira questões sobre o programa nuclear brasileiro, em face dos desastres nucleares ocorridos recentemente no Japão, incluindo: sistemas de segurança das usinas nucleares já instaladas, planos de emergência em caso de acidentes, plano de expansão do programa nuclear com foco nos sistemas de segurança, prevenção de acidentes e armazenamento dos resíduos radioativos.

Além das usinas nucleares de Angra I e II, e a III em fase de instalação, no Rio de Janeiro, estão previstas a construção de mais quatro, inclusive uma no Nordeste do país, até o ano de 2030. De acordo com informações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério de Ciência e Tecnologia, que fiscaliza a utilização da energia nuclear no país, as quatro novas usinas terão reatores de terceira geração, com sistema de segurança passiva avançado (sem necessidade de intervenção humana) para evitar acidentes.

“Precisamos debater o assunto com o ministro e com especialistas da área, para que tenhamos uma posição sólida sobre se os projetos deverão ganhar continuidade ou não. Em caso de irem adiante, são necessários muitos esclarecimentos, para que tenhamos todos segurança e tranqüilidade”, avaliou Valadares.      

Comentários

Anônimo disse…
É de extrema importância que a população participe desta decisão, uma vez que a vinda de usinas nucleares para a bahia, põe em risco a vida dos baianos, não é mais uma questão meramente de interesses políticos, mas sim de todos.

Não queremos usinas nucleares na bahia, e faremos o possivel para intervir.

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l