Pular para o conteúdo principal

Valadares defende unificação das eleições


Após requerer o “recall” (que dá ao eleitor o direito de revogar mandatos), o senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado, apresentou mais quatro requerimentos à Comissão Especial de Reforma Política, da qual é um dos integrantes, para que sejam incluídas suas propostas para reduzir os custos na realização de eleições e facilitar a vida do eleitor.

A primeira delas estabelece período de oito anos para mandato de senador e quatro anos para deputado federal, estadual e vereador, sem limite para a reeleição. Também período de quatro anos para presidente da República, governadores e prefeitos, com direito somente a uma reeleição.

Visando a reduzir o custo dos pleitos eleitorais que se realizam no Brasil de dois em dois anos, sugeriu a coincidência de mandatos eletivos a ocorrer nas eleições a serem disputadas em 2018. Para que esta coincidência se efetive em 2018, a duração do mandato dos prefeitos eleitos em 2016 será de dois anos. “Assim, nas eleições de 2012, os prefeitos terão mandato de quatro anos”, explica o senador.

Em uma segunda proposta, Valadares sugere a lista preordenada, organizada pelos partidos depois de a escolha dos candidatos ser aprovada em convenção, sistema que, segundo ele, tem como objetivo o fortalecimento dos partidos.

No entender do senador, essa modalidade de escolha dos candidatos “promove durante o pleito a união partidária, ao contrário do que acontece com o sistema proporcional em vigor, no qual os candidatos de um mesmo partido atuam como verdadeiros adversários, “contribuindo para a cizânia entre os seus membros”.

Além do fortalecimento dos partidos, o voto em lista preordenada promove o barateamento das campanhas eleitorais, pois caberá a cada partido, e não mais ao candidato, cuidar da estrutura financeira durante a realização do pleito. “A questão financeira em todas as eleições tem se constituído em fator de corrupção e abuso do poder econômico”, alega Valadares, para quem a lista aberta tem provocado o aumento dos custos das campanhas eleitorais, causando prejuízos aos candidatos menos aquinhoados, em razão da desigualdade que ocorre na disputa.

A terceira proposta é sobre a data de posse dos chefes do Poder Executivo: na opinião do senador, a posse do presidente da República deve ocorrer no dia 10 de janeiro, a dos governadores no dia oito de janeiro e a dos prefeitos e vereadores entre os dias dois e sete de janeiro.

Por fim, a quarta sugestão diz respeito às coligações nas eleições proporcionais. Devido ao excessivo número de partidos, que muitas vezes provocam as chamadas “legendas de aluguel”, Valadares sugere que os pequenos, sem que sua identidade fique perdida, agrupem-se em federações de partidos políticos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...