Pular para o conteúdo principal

Reforma administrativa quer dar agilidade e eficiência ao Governo Déda

Passado o período de Carnaval, o ano começa de verdade e com ele os deputados estaduais de Sergipe passarão a analisar o projeto de reforma administrativa da estrutura do Governo do Estado. O projeto de lei 32/2011, encaminhado pelo governador Marcelo Déda (PT), propõe a criação e/ou fusão de secretarias, que darão corpo a uma nova formatação da administração. Assim, o Governo salta de 23 para 26 secretarias.


Dentre as cinco novas pastas estão: Turismo (que foi extinta em 2009 por conta da crise financeira mundial); Planejamento, Orçamento e Gestão (que surge da fusão entre Administração e Planejamento); Desenvolvimento Urbano; Política para Mulheres e Direitos Humanos.


Há ainda no projeto a criação de subsecretarias e coordenações, todas ligadas à Secretaria da Casa Civil. São elas: Relações Sindicais e Coordenação para a Juventude.


“Devemos implementar um verdadeiro programa de desburocratização, com a finalidade de simplificar os funcionamento das atividades administrativas, emprestando-lhe maior agilidade e eficiência”, disse Déda, indo de encontro ao maior problema de seu primeiro Governo.

Pelas justificativas presentes no projeto, a nova pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão tem o objetivo dará ao Estado ganhos na gestão administrativa e na execução orçamentária. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano passa a cuidar dos programas 'Sergipe Cidades', 'Minha Casa, Minha Vida' e 'Pró-Moradia'. A nova pasta ficará responsável ainda pela execução da política de desenvolvimento urbano, transportes, saneamento e habitação.

A pasta dos Direitos Humanos e da Cidadania terá o papel de tocar as políticas públicas que buscam ampliar as garantias do cidadão. À nova secretaria caberá ainda articular as ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos humanos.

Promessa de campanha, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres implementará, de acordo com o projeto, as políticas voltadas para o público feminino com a criação de ferramentas necessárias à execução de projetos relacionados ao gênero.

A Secretaria de Estado do Turismo, que será recriada por apelo do empresariado e por uma solicitação pessoal do senador Valadares, passará a cuidar das ações relacionadas ao setor, função que estava sendo desempenhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Empresa Sergipana de Turismo (que continuará existindo).

A Subsecretaria de Estado da Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais ficará responsável pela coordenação permanente da mesa de negociação com os servidores públicos e da relação com os movimentos sociais.

A criação da Coordenadoria Especial da Juventude visa a dar atenção específica a promoção e criação de novas oportunidades para os jovens, abrindo espaço para que essa temática frequente a agenda governamental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...