Pular para o conteúdo principal

Reforma administrativa quer dar agilidade e eficiência ao Governo Déda

Passado o período de Carnaval, o ano começa de verdade e com ele os deputados estaduais de Sergipe passarão a analisar o projeto de reforma administrativa da estrutura do Governo do Estado. O projeto de lei 32/2011, encaminhado pelo governador Marcelo Déda (PT), propõe a criação e/ou fusão de secretarias, que darão corpo a uma nova formatação da administração. Assim, o Governo salta de 23 para 26 secretarias.


Dentre as cinco novas pastas estão: Turismo (que foi extinta em 2009 por conta da crise financeira mundial); Planejamento, Orçamento e Gestão (que surge da fusão entre Administração e Planejamento); Desenvolvimento Urbano; Política para Mulheres e Direitos Humanos.


Há ainda no projeto a criação de subsecretarias e coordenações, todas ligadas à Secretaria da Casa Civil. São elas: Relações Sindicais e Coordenação para a Juventude.


“Devemos implementar um verdadeiro programa de desburocratização, com a finalidade de simplificar os funcionamento das atividades administrativas, emprestando-lhe maior agilidade e eficiência”, disse Déda, indo de encontro ao maior problema de seu primeiro Governo.

Pelas justificativas presentes no projeto, a nova pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão tem o objetivo dará ao Estado ganhos na gestão administrativa e na execução orçamentária. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano passa a cuidar dos programas 'Sergipe Cidades', 'Minha Casa, Minha Vida' e 'Pró-Moradia'. A nova pasta ficará responsável ainda pela execução da política de desenvolvimento urbano, transportes, saneamento e habitação.

A pasta dos Direitos Humanos e da Cidadania terá o papel de tocar as políticas públicas que buscam ampliar as garantias do cidadão. À nova secretaria caberá ainda articular as ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos humanos.

Promessa de campanha, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres implementará, de acordo com o projeto, as políticas voltadas para o público feminino com a criação de ferramentas necessárias à execução de projetos relacionados ao gênero.

A Secretaria de Estado do Turismo, que será recriada por apelo do empresariado e por uma solicitação pessoal do senador Valadares, passará a cuidar das ações relacionadas ao setor, função que estava sendo desempenhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Empresa Sergipana de Turismo (que continuará existindo).

A Subsecretaria de Estado da Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais ficará responsável pela coordenação permanente da mesa de negociação com os servidores públicos e da relação com os movimentos sociais.

A criação da Coordenadoria Especial da Juventude visa a dar atenção específica a promoção e criação de novas oportunidades para os jovens, abrindo espaço para que essa temática frequente a agenda governamental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg