Pular para o conteúdo principal

Dilma veta festa de 100 dias de Governo

Por Natuza Nery e Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo

A presidente Dilma Rousseff desautorizou os ministros a fazer qualquer balanço para comemorar os primeiros 100 dias de governo. Segundo a Folha apurou, ela chegou a vetar a iniciativa de ministros que já haviam encomendado balanços desse tipo às equipes.

Até mesmo o anúncio do Plano de Erradicação da Miséria, previsto inicialmente para abril, pode ser antecipado ou adiado para não coincidir com a data simbólica. O anúncio do programa, principal bandeira social da campanha, é tratado como um dos mais relevantes eventos deste primeiro ano.

A orientação para que os 100 dias sejam esquecidos contrasta com a obsessão que, como ministra, Dilma costumava ter com balanços --como os do PAC-- e longas apresentações de dados no programa Power Point, que se tornaram folclóricas.

A razão, discutida com os ministros da coordenação de governo e com os estrategistas de comunicação, é que, historicamente, as pesquisas de popularidade dos três primeiros meses sempre mostram uma redução de aprovação em relação à expectativa colhida antes da posse. O marqueteiro João Santana, estrategista da campanha presidencial petista, prepara uma grande pesquisa para o final de março, levantamento que irá balizar as ações e a agenda de Dilma nos próximos meses.

Outra preocupação é que medidas como o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento e a definição de um salário mínimo de R$ 545 carimbem o balanço dos primeiros meses como de ortodoxia fiscal. Já há, porém, mudanças de atitude. Além de ampliar a exposição pública da petista, o Planalto decidiu também abrir mais a agenda da presidente, normalmente oculta em grande parte de seus compromissos diários.

Em uma semana, Dilma apareceu nos programas de Ana Maria Braga (TV Globo) e Hebe Camargo (Rede TV). A nova orientação foi discutida em um seminário em 26 de fevereiro entre ministros, secretários e funcionários ligados à agenda presidencial. Apenas os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social) compareceram ao encontro.

Muitos reclamaram da baixa exposição da presidente ao público e do pouco acesso a seus compromissos diários --o fato de vários encontros não serem divulgados foi batizado de "agenda secreta". Um interlocutor explicou que Dilma toca os assuntos do governo com "lupa de gerente", e que evita reuniões ampliadas por considerá-las improdutivas. Prefere receber ministros um a um.

A partir de agora, a presidente deve intensificar suas viagens e iniciar uma rodada de entrevistas a veículos nacionais de imprensa. Ainda neste mês, terá uma série de compromissos ligados ao Dia da Mulher, com exposição de artes no Planalto e o lançamento do programa Rede Cegonha, de assistência materno-infantil. Em abril, Dilma vai à China e ao Paraguai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...