sábado, 19 de março de 2011

"Precisamos ganhar corações e mentes na defesa do rio Sergipe", diz Márcio

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou na tarde da última quinta-feira da 8ª edição do passeio ecológico “Aracaju de Tótótó”, dentro das comemorações pelos 156 anos de Aracaju. O parlamentar, que foi um dos criadores do evento, afirma que o objetivo da barqueata é “levar para as pessoas a necessidade da preservação do meio ambiente, com destaque especial para a revitalização do rio Sergipe”.

Com o tema “É hora de salvar o rio Sergipe!”, o passeio iniciou seu percurso nas margens do rio no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, e seguiu até a Barra dos Coqueiros. Dezenas de tótótós e outras embarcações deram brilho ao evento idealizado pelo jornalista Osmário Santos. “Precisamos ganhar corações e mentes na defesa do rio”, disse o deputado.

Para Márcio, é bastante significativo o fato de a barqueata ser realizada no rio Sergipe e ainda mais no dia do aniversário de Aracaju. “É a cidade no seu aniversário reservando um espaço da sua programação para chamar a atenção para a preservação do meio ambiente e para a necessidade de revitalização do rio Sergipe, que é um rio especial, que leva o nome do nosso Estado e que o atravessa o seu território e vem beijar o mar na capital mais bonita do Brasil, a capital da qualidade de vida”, ressaltou.

De acordo com o deputado, o Governo do Estado já aprovou o projeto de revitalização do rio, proposta construída durante a gestão de Márcio Macêdo na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e está captando recursos junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para iniciar a ação. “A revitalização da bacia do rio Sergipe é abrangente às múltiplas funções do rio: irá recuperar sua mata ciliar, a sua capacidade de navegação, sua potabilidade e a irrigação”, explica.

Pronunciamento

Ainda na manhã de quinta-feira em Brasília, o deputado fez um pronunciamento em homenagem aos 156 anos de Aracaju e citou a realização do passeio ecológico. “A barqueata tem por finalidade a sensibilização da população para a preservação ambiental e em especial da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, de fundamental importância para os 26 municípios que são banhados por suas águas”, discursou.

Nenhum comentário: