Pular para o conteúdo principal

"Precisamos ganhar corações e mentes na defesa do rio Sergipe", diz Márcio

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou na tarde da última quinta-feira da 8ª edição do passeio ecológico “Aracaju de Tótótó”, dentro das comemorações pelos 156 anos de Aracaju. O parlamentar, que foi um dos criadores do evento, afirma que o objetivo da barqueata é “levar para as pessoas a necessidade da preservação do meio ambiente, com destaque especial para a revitalização do rio Sergipe”.

Com o tema “É hora de salvar o rio Sergipe!”, o passeio iniciou seu percurso nas margens do rio no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, e seguiu até a Barra dos Coqueiros. Dezenas de tótótós e outras embarcações deram brilho ao evento idealizado pelo jornalista Osmário Santos. “Precisamos ganhar corações e mentes na defesa do rio”, disse o deputado.

Para Márcio, é bastante significativo o fato de a barqueata ser realizada no rio Sergipe e ainda mais no dia do aniversário de Aracaju. “É a cidade no seu aniversário reservando um espaço da sua programação para chamar a atenção para a preservação do meio ambiente e para a necessidade de revitalização do rio Sergipe, que é um rio especial, que leva o nome do nosso Estado e que o atravessa o seu território e vem beijar o mar na capital mais bonita do Brasil, a capital da qualidade de vida”, ressaltou.

De acordo com o deputado, o Governo do Estado já aprovou o projeto de revitalização do rio, proposta construída durante a gestão de Márcio Macêdo na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e está captando recursos junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para iniciar a ação. “A revitalização da bacia do rio Sergipe é abrangente às múltiplas funções do rio: irá recuperar sua mata ciliar, a sua capacidade de navegação, sua potabilidade e a irrigação”, explica.

Pronunciamento

Ainda na manhã de quinta-feira em Brasília, o deputado fez um pronunciamento em homenagem aos 156 anos de Aracaju e citou a realização do passeio ecológico. “A barqueata tem por finalidade a sensibilização da população para a preservação ambiental e em especial da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, de fundamental importância para os 26 municípios que são banhados por suas águas”, discursou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l