sexta-feira, 25 de março de 2011

MPB Petrobras: Roberta Sá em Aracaju nos dias 5 e 6 de abril


O Projeto MPB Petrobras dá continuidade à sua programação e apresenta mais um espetáculo da música brasileira. Quem sobe ao palco no mês de abril é a cantora Roberta Sá acompanhada do Trio Madeira Brasil. A artista apresenta o show do CD 'Quando o Canto é Reza' nos dias 05 e 06 de abril, às 21h, no Teatro Tobias Barreto. Nesta edição do projeto quem faz as honras da casa no show de abertura é Na Ponta da Língua.

Com preços populares (R$ 20,00 / R$ 10,00), o projeto promove a formação de platéia para artistas locais e nacionais, além de valorizar a canção brasileira. O MPB Petrobras conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras e o apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.  

A cantora Roberta Sá leva para os palcos as composições do sambista baiano Roque Ferreira. No álbum 'Quando o Canto é Reza', lançado em agosto passado, Roberta revela o universo musical de
Roque e mistura a simplicidade das suas composições aos arranjos sofisticados do Trio Madeira Brasil, formado por Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim. A interpretação marcante da cantora completa a preciosidade da obra, composta por 13 canções, oito delas inéditas, em um lançamento da Universal Music. 

Foram três anos de pesquisas e uma viagem à Bahia para encontrar o compositor, que já teve suas canções gravadas por nomes importantes da música brasileira como Clara Nunes, Maria Bethânia, Alcione e Zeca Pagodinho. Encantada com os sambas de Roque, Roberta veio a Salvador em 2009, acompanhada de Marcello Gonçalves, para selecionar o repertório, posteriormente testado em ensaios abertos no Centro Cultural Carioca. A princípio, a ideia era produzir um CD com inéditas, mas durante o processo foram incluídas algumas músicas que já haviam sido registradas, mas que neste trabalho ganharam uma versão diferente. 

Com produção de Pedro Luís e direção musical de Marcello Gonçalves, 'Quando o Canto é Reza' passeia por diversos ritmos, como coco, maxixe, samba-carioca, maracatu, ijexá, ciranda, afoxé, samba-choro e samba-de-roda, e transita com delicadeza entre o erudito e o popular, destacando a beleza e a simplicidade das composições de Roque Ferreira. Neste show, Roberta Sá (voz) se apresenta ao lado do Trio Madeira Brasil, de Marcello Gonçalves (violão 7 cordas), Zé Paulo Becker (violão e viola caipira) e Ronaldo do Bandolim (bandolim).

Nenhum comentário: