sexta-feira, 18 de março de 2011

Márcio homenageia Aracaju em pronunciamento na Câmara

Foto: Luiz Alves
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) fez um pronunciamento especial ontem, 17, em homenagem aos 156 anos de Aracaju. Tomando como base a canção de Caetano Veloso, que leva o nome da cidade, Márcio relatou um pouco da história da capital, desde sua fundação em 1855, ressaltando seu caráter de cidade planejada. O deputado frisou também o desenvolvimento sustentável de Aracaju que garantiu a conquista do título de capital de melhor qualidade de vida do país e menor desigualdade do Nordeste.

Em seu discurso, Márcio fez referência ao fundador da cidade, Inácio Barbosa, e ao engenheiro responsável por seu planejamento, Sebastião Pirro, que projetou a cidade em formato que lembra um tabuleiro de xadrez. Ao passear pela história de Aracaju, o deputado falou do surgimento da praça Fausto Cardoso, “onde se deu umas das maiores manifestações populares do Estado no comício das Diretas em 26 de abril de 1984, com a presença de mais de 30 mil pessoas". Outros pontos da cidade foram lembrados por Márcio em seu pronunciamento como a Colina do Santo Antônio, a Ponte do Imperador e a avenida Rio Branco.

Ao traçar um panorama da situação da cidade nos últimos anos, o parlamentar frisou que “assim que chegou ao século XXI, a capital de todos os sergipanos, na ultima década, desde a primeira gestão do então prefeito Marcelo Déda, conheceu um surto de desenvolvimento sustentável que a tornou capital da qualidade de vida segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas”. Márcio disse ainda que Aracaju tem “avançado nas questões referentes à conscientização ambiental” e citou a realização do passeio ecológico “Aracaju de Tototó”, que aconteceu na tarde de ontem. O evento, que tem Márcio como um de seus criadores, já está em sua 8ª edição.

“A barqueata tem por finalidade a sensibilização da população para a preservação ambiental e em especial da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, de fundamental importância para os 26 municípios que são banhados por suas águas”, disse. Por fim, Márcio parabenizou o povo aracajuano através dos seus representantes, o governador Marcelo Déda, o prefeito Edvaldo Nogueira e o vice-prefeito Silvio Santos. “Parabenizo a todos os que acreditam que cidade não é um aglomerado de gente, mas espaço de vida compartilhada e torcem para que o futuro da nossa cidade possa ser ainda mais brilhante e generoso. Termino citando Caetano: “o melhor lugar é ser feliz’ e o nosso é Aracaju”, encerrou.

Nenhum comentário: