Pular para o conteúdo principal

Márcio faz pronunciamento sobre importância da “Hora do Planeta”

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) fez um pronunciamento nesta quinta-feira, 24, sobre o evento mundial “Hora do Planeta”. Em sua fala, Márcio disse que a iniciativa “se traduz em ato simbólico, no qual governos, empresas e a população apagam as suas luzes durante sessenta minutos, numa demonstração de preocupação com o aquecimento global”. A “Hora do Planeta”, que tem como slogan “Apague a luz para ver um mundo melhor” será realizada no próximo sábado, 26, das 20h30 às 21h30.

Durante o discurso, o deputado fez uma explanação sobre o surgimento do evento em 2007, quando reuniu 2 milhões de pessoas na Austrália e frisou seu crescimento, chegando a registrar mais de um bilhão de adesões em 2009, já com a participação do Brasil. No ano passado, segundo Márcio, a “Hora do Planeta” contou com a adesão de 4, 2 mil cidades em 125 países. A iniciativa é da organização não-governamental WWF, que se dedica à conservação da natureza.

O parlamentar ressaltou que a Câmara Federal aderiu ao ato na última terça-feira, 22, quando foi assinando o Termo de Adesão pela vice-presidente da Casa Legislativa, Rose de Freitas, e pela secretária-geral do WWF Brasil, Denise Hamú, além do presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), e os coordenadores-gerais do EcoCâmara, Janice Silveira e Gilson Dobbin. É o terceiro ano consecutivo em que a Câmara se junta à manifestação.

Márcio ressaltou ainda que em Aracaju tem aumentado o número de adesões ao projeto e que neste ano, a “Hora d Planeta” foi incorporada às atividades alusivas ao aniversário da cidade. O deputado informou que a prefeitura irá apagar as luzes de diversos logradouros públicos que também são cartões postais da cidade, a exemplo da Ponte do Imperador, do Viaduto Jornalista Carvalho Déda, do Farol do bairro Farolândia e do Mirante da 13 de Julho. Ele frisou que empresas, instituições e órgãos como o Oceanário de Aracaju, a fábrica de Velas Ávila, o Instituto Federal de Sergipe e a Câmara Municipal de Aracaju, também se engajaram na realização do evento.

“Quero destacar o ponto alto do ato, que ocorrerá no Mirante da 13 de Julho, onde todas as pessoas engajadas no movimento se concentrarão e à luz de velas e lanternas assistirão a apresentação de artistas e de atividades lúdicas que também aderiram a Hora do Planeta”, afirmou. Para Márcio, “todos os envolvidos são protagonistas, atores sociais que contribuem para que Aracaju, continue dando a sua parcela de contribuição a um ato que tem o significado de trazer para a reflexão a variável ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...