Pular para o conteúdo principal

Márcio enaltece mulher em pronunciamento

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) fez nesta terça-feira, 1º, um pronunciamento especial na Câmara em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora no próximo dia 8. “Este ano o Dia da Mulher cairá numa terça-feira de Carnaval. Certamente esta feliz coincidência ocorre, em especial este ano, porque no Brasil, homens e mulheres devem comemorar a primeira vez na história da República do Brasil que uma mulher assume a presidência do Governo Federal”, afirmou.

Em seu discurso, Márcio falou da importância que foi dada a mulher durante os oito anos Governos Lula. “Enquanto no Governo FHC, entre as 94 nomeações para os ministérios, apenas duas mulheres ocuparam cargo de ministras. Já no Governo Lula, das 100 nomeações ministeriais, 11 foi de mulheres e no Governo Dilma dos 37 ministérios, temos nove ministras”, afirmou.

Márcio ressaltou ainda a conquista de espaços no Congresso pelas mulheres. “Na Câmara dos Deputados pela primeira vez foi eleita uma mulher para a vice-presidência da Casa, a deputada Rose de Freitas, e no Senado Federal, pela segunda vez tem a honra de ter uma mulher a ocupar sua vice-presidência, desta vez a senadora Marta Suplicy”, citou.

Desafios

Em sua fala, o deputado Márcio Macêdo disse sentir orgulho do PT, “por ter rompido com tabus históricos elegendo para a presidência do país um operário e agora uma mulher”. “Certamente ambos representam as presidências do Brasil mais comprometidas com a erradicação da miséria, através de uma política de desenvolvimento sustentável”, frisou.

Neste cenário, Márcio ressaltou que “a desigualdade social ainda é uma chaga que assola o país e que encontra intensificação nas questões de gênero, racial e até de origem, como as mulheres nordestinas”. “Debelar a violência doméstica, o assédio sexual no trabalho e as dificuldades de acesso da mulher a educação e ao mercado de trabalho são compromissos do governo Dilma e do Partido dos Trabalhadores”, afirmou.

Homenagens

Durante o pronunciamento, Márcio fez menção a mulheres importantes da história sergipana, como a professora Etelvina Amália de Siqueira, a médica Ítala de Oliveira, às pesquisadoras Maria Thetis Nunes e Beatriz Góes Dantas, a professora Ofenísia Soares Freire, e a professora Teresinha Oliva.

As companheiras do PT de Sergipe também foram lembradas pelo deputado em seu discurso, como Maria Teles, Neusinha Nunes Malheiros e Isabel Ladeira, além de mulheres dos movimentos sociais, a exemplo de Lourdinha do Lamarão e Isabel Canjirana. As deputadas estaduais do PT Conceição Vieira e Ana Lúcia Menezes também foram citadas por Márcio.

Por fim, ele registrou a criação da Secretaria de Políticas para a Mulher, pelo governador Marcelo Déda (PT) e fez referência as secretarias de Estado Eloísa Galdino e Eliane Aquino. Da mesma forma, Márcio homenageou sua mãe Maria Costa Macêdo, sua esposa Karina Marx e suas filhas Ana e Mariana. “São as mulheres essenciais a minha vida, que tanto me inspiram e contribuem em minha trajetória, tanto como ser humano, como acadêmico, militante político, gestor público e agora parlamentar”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg