Pular para o conteúdo principal

Zeca diz que tratará Sedetec de forma “exclusivamente técnica”

Foto: Marco Vieira/ASN
O novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva, PSC, se reunirá nesta terça-feira, 11, com o atual titular da pasta, Jorge Santana, que deixa o cargo em fevereiro. Eles iniciam hoje o processo de transição na secretaria. Segundo Zeca, que foi reeleito deputado estadual, ele “atenderá a recomendação do governador e tratará a secretaria de uma forma exclusivamente técnica, com profissionais com compromisso com o setor e, sobretudo, desenvolvendo políticas públicas”.

“A palavra que dará o tom do nosso trabalho, a partir de fevereiro, na secretaria é superação. Temos que atingir metas melhores das obtidas durante os quatro primeiros anos do Governo Deda. Vamos buscar inovar sim, mas sempre seguindo o planejamento traçado pelo governador. A política será revertida para o Governo e eu seguirei as metas estabelecidas por Marcelo Deda”, disse.

De acordo com Zeca será preciso integração junto às demais secretarias. “Buscarei o diálogo com os demais colegas. Há 10 anos que estou neste grupo e tenho toda facilidade para conversar. A equipe que formaremos será extremamente técnica. Sou político e fui eleito deputado estadual. Não posso abandonar as pessoas que me elegeram em 2010, mas, como ‘soldado do grupo’, aceitei o convite do governador”, frisou.

“Meu objetivo é trazer o desenvolvimento econômico para Sergipe que resulte em avanços sociais, em especial, para as regiões mais pobres. Teremos uma atenção especial para as pequenas e médias empresas do Estado, que geram emprego e renda; vamos trabalhar a interiorização da industrialização; e no sentido de viabilizar esta grande conquista que foi a instalação de uma ZPE [Zona de Processamento de Exportação] em Sergipe”, completou.

É bom que o discurso de Zeca seja realmente colocado em prática. Jorge Santana profissionalizou a Sedetec, cumpriu a meta estabelecida pelo Governo de instalação de 100 novas indústrias no Estado e manteve uma ótima relação com o mercado. Ou seja, cumpriu a tarefa que lhe foi imposta, de forma técnica.

Agora, com a chegada de um político ao cargo, as expectativas acabam não sendo tão positivas por conta das possibilidades mais frequentes de acomodação de aliados em detrimento da escolha de técnicos capacitados para o exercício das atividades da pasta. No entanto, as primeiras declarações de Zeca contrastam com isso e são um bom sinal, já que ele garantiu que dará um tratamento mais profissional à Sedetec. Que seja assim!

Comentários

Edson Costa disse…
Vejo com preocupação a composição de algumas pastas no secretariado do novo governo Déda, sobretudo aquelas que são de caráter essencialmente técnico, tal qual a do desenvolvimento, ciência e tecnologia.
Vamos torcer para que ele dê conta do recado, assim como fez seu antecessor.
A propósito, Valter, qual a formação de Zeca? Além de político, o que ele é exatamente? Algum pesquisador, doutor, acadêmico ou algo assim? O que relaciona ele diretamente à questão do desenvolvimento, da ciência e da tecnologia?
Abraço

Edson
http://www.edsoncosta.blog.br
@adrinecabral disse…
Repito o colocado no final do texto: "que seja assim". Mas quais serão estas metas? É preciso saber para, ao final da gestão, sabermos se tais objetivos foram ou não alcançados. E mais: saber se foram alcançados com qualidade. De nada adianta contribuir para a chegada de milhares de empresas se falta infra-estrutura e mão de obra qualificada. Elas virão graças a um ou outro incentivo mas, logo que surgirem os grandes problemas, serão as primeiras a ir embora.

Adrine Cabral
ativeblog.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l