Pular para o conteúdo principal

Disputa se acirra pela presidência da Câmara e expõe desunião do grupo

A eleição para presidência da Câmara de Aracaju começa a mostrar quão frágil é o agrupamento que hoje dá sustentação ao prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) e ao governador reeleito Marcelo Déda (PT). A começar pelo próprio Partido dos Trabalhadores, que conta hoje com dois candidatos ao cargo de presidente do legislativo municipal da capital. Os vereadores petistas Emanuel Nascimento (atual presidente) e Robson Viana pleiteiam a vaga. O primeiro conta com o apoio do partido e o segundo com o apoio de Jackson Barreto (PMDB) e do grupo Amorim (PSC).

Há dois anos, na eleição anterior, Déda fez com que Robson recuasse da disputa. Agora, o vereador afirma que nada o fará desistir do pleito. Quer ser presidente da Câmara. No entanto, Robson segue um caminho estranho para quem deseja a Mesa Diretora do Legislativo. Hoje, em entrevista de rádio, o petista disse que a partir de 2011 fará oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira. Não há lógica nisso! Fazer tal afirmação antes mesmo da eleição desabilita Robson automaticamente para ocupar o cargo de presidente.

Neste jogo, o prefeito bate, insistentemente, o pé, afirmando que não irá se posicionar e nem interferir na eleição. No entanto, contraditoriamente, o governador afirmou no twitter que “Edvaldo Nogueira tem todo o meu apoio e solidariedade para coordenar politicamente a sucessão na Câmara”. Ou seja, a definição do novo presidente passará sim pela mesa do prefeito. Tanto é que Edvaldo já negocia uma nova secretaria para ser gerida pelo PDT, que tem no vereador Fábio Mitidieri um dos fortes nomes para a disputa da presidência da Câmara. Assim, o pedetista optará por apoiar Emanuel, o candidato de Edvaldo.

Ainda no twitter, o presidente estadual do PT, Silvio Santos, deu a entender que não haverá uma disputa PT x PT. “Só prá entender:O PMDB tem vereador;o PSC tem vereador.Pq estes partidos apostam numa disputa PT x PT para a mesa da Câmara? E tem besta q cai. O PT como barriga de aluguel? É ruim hein! Só para lembrar aos desmemoriados, o PT é governo em Aracaju. Vereador do PT fazer oposição ao governo que o PT é parte? E é? Huuummm!!!”, postou. Da mesma forma, o presidente do Diretório Municipal do partido, Usiel Rios, afirmou em entrevista à Liberdade FM que o PT irá orientar Robson para que, mais uma vez, recue da disputa.

Como bem afirmou Márcio Rocha no twitter, “confusão a vista: Robson disse que não retira candidatura, diretório municipal recomenda o recuo. Edvaldo quer Emmanuel. Bagunçou tudo!”. Hoje é o último dia para o registro das candidaturas. É preciso ter, ao menos, cinco vereadores para compor a chapa. Até quarta-feira, dia da eleição, muita negociação será feita para evitar que o poderio na Câmara escape das mãos do atual grupo. Ao que parece, Déda e Edvaldo não estão dormindo, como muitos pensam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...