Pular para o conteúdo principal

Dilma dá 3ª pasta ao PSB para pôr Dutra no Senado


Depois de tourear o PMDB, Dilma Rousseff deseja se acertar, nesta quarta (8), com o PSB do governador pernamucano Eduardo Campos.

O partido repassou a Dilma, na semana passada, nomes para três ministérios: Integração Nacional, Turismo e Secretaria de Portos.

Dilma esboça concordância com duas das indicações. Excluiu da lista a pasta do Turismo, negociada com o PMDB, e impôs ao partido um nome de sua escolha.

Na Integração, deve ser acomodado, como deseja Campos, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra.

Na Secretaria de Portos, deve ser mantido Pedro Brito, técnico ligado a Ciro Gomes (PSB-CE).

Em lugar do Turismo, para cuja cadeira o PSB indicara o deputado Márcio França (SP), Dilma oferece o Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

Em vez de França, Dilma "sugere" a nomeação do senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe.

Guindado-se Valadares à Esplanada, abre-se a oportunidade para que assuma sua cadeira de senador o primeiro suplente.

Quem é o suplente de Valadares? José Eduardo Dutra, presidente do PT federal. Vai ao Senado sem ter recebido um mísero voto.

O PSB não se opõe à troca de uma cadeira de senador por uma poltrona de ministro. Mas imaginava extrair do arranjo uma quarta pasta.

Na conta do partido, além dos três ministérios que reivindicava, Valadares viraria ministro na “cota pessoal” da presidente eleita.

Na contabilidade de Dilma, a hipótese de o PSB colecionar quatro ministérios está descartada.

No mais, ela revela-se decidida a nomear Valadares. Não parece preocupada com a qualificação da escolha –“cota pessoal” ou “cota partidária”.

O que importa é o resultado. Imagina que, levado ao Senado, Dutra exercerá papel de liderança na bancada do PT e fora dela.

Eduardo Campos voou de Pernambuco para Brasília nesta terça (7). Dividiu a mesa do jantar com o grão-tucano Aécio Neves.

Dormiu na Capital. Nesta quarta (8), deve encontrar-se com Dilma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg