terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Deputados aprovam indicação para criação de universidade estadual de Sergipe; Déda não é favorável

Foto: Augusto Bezerra
Hoje, a Assembleia Legislativa aprovou a indicação do deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) que pede projeto de criação da Universidade Estadual de Sergipe (Unese), sugerindo o Colégio Atheneu como local indicado para a nova unidade de ensino.

Acho que a indicação abre uma discussão válida, mas o atual governador, Marcelo Déda, já afirmou reiteradas vezes, que tem como projeto de Governo para a Educação Superior o estímulo à interiorização da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além do aumento do número de vagas nos campi existentes e o estabelecimento de parcerias.

Não está nos planos do atual Governo (que foi reeleito) o projeto de uma universidade estadual que demanda uma fatia grande de recursos. Uma universidade estadual não é apenas mais uma escola ou, simplesmente, o oferecimento de cursos de Ensino Superior. Demanda projeto pedagógico, estrutura física com laboratórios específicos para cada área, além de professores com dedicação exclusiva, biblioteca, restaurante universitário etc.

Ou seja, não é algo simples. Conhecendo o deputado Augusto Bezerra, dessa indicação devem surgir uma série de críticas ao atual Governo, quanto ao provável protelamento da Secretaria de Educação em discutir a possibilidade de criação da Unese. É esperar por 2011.