Pular para o conteúdo principal

DEM marca para março troca de sua direção nacional

Por Josias de Souza

Dividido, o DEM deu mais uma contribuição para converter em vaticínio o desejo de Lula de “extirpar” a legenda da política brasileira.

Em reunião de sua Executiva nacional, o DEM convocou para 15 de março de 2011 uma convenção nacional extraordinária.

Nesse encontro, o segundo maior partido de oposição elegerá novos dirigentes. Em jogo a cadeira de presidente, hoje ocupada por Rodrigo Maia (RJ).

Fustigado pelo grupo de Jorge Bornhausen (SC) e Gilberto Kassab (SP), coube ao próprio Rodrigo antecipar a convenção.

Filho do ex-prefeito Cesar Maia, ele seria presidente até dezembro de 2011. Ao explicar o gesto, Rodrigo expôs a trinca que infelicita o DEM:

"Não adiantava insistir numa tentativa de um acordo porque ele se tornou inviável...”

“...Não poderia por uma vaidade pessoal colocar a minha vontade acima da minha vontade coletiva...”

“...E a vontade coletiva é que a gente faça uma convenção no dia 15 de março".

Até lá, vai-se tentar produzir um presidente de consenso. O nome que emerge como favorito é o de Agripino Maia (RN).

Líder da legenda no Senado, Agripino demarca o terreno: "Candidato de consenso poderei ser. Para disputar voto, não".

E Rodrigo: "O consenso é muito positivo, mas a disputa vai ser muito salutar e muito importante para a re-oxigenação do partido...”

“...Se não tivermos unidade para a convenção, que eu espero que consigamos um entendimento de chapa única, vai ser bom para o partido uma disputa também".

Curiosamente, o epicentro do tremor que sacode o DEM é o prefeito paulistano Gilberto Kassab, um ‘demo’ que claudica em seus pendores oposicionistas.

Ajudado por Bornhausen, Kassab convulsiona o partido e, simultaneamente, flerta com a mudança para o governista PMDB. As curiosidades não param aí.

Há outras. Por exemplo: o mesmo Bornhausen que agora se empenha pela substituição de Rodrigo, foi responsável pela ascenção do deputado.

Há mais: afilhado do tucano José Serra, Kassab transfere as culpas pela derrota eleitoral para dentro da gestão de um presidente que preferia Aécio Neves.

Rodrigo, a propósito, cuidou de dar nome ao infortúnio. Atribuiu a Serra, líder de uma campanha "solitária e individual", o revés de 2010.

"Temos que reconhecer que foi no primeiro turno uma candidatura desastrosa, que não agregou nada à oposição no primeiro turno...”

“...O PSDB, no possível, foi correto conosco. Tudo o que esteve ao alcance do senador Sérgio Guerra foi feito. Não posso dizer a mesma coisa de José Serra".

Há duas formas de lidar com uma derrota. Numa, levanta-se a cabeça, sacode-se a poeira e busca-se a volta por cima.

Noutra, ajuda-se os adversários, tonificando-lhes a vitória. O DEM optou pela segunda trilha, menos inteligente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg