Pular para o conteúdo principal

DEM marca para março troca de sua direção nacional

Por Josias de Souza

Dividido, o DEM deu mais uma contribuição para converter em vaticínio o desejo de Lula de “extirpar” a legenda da política brasileira.

Em reunião de sua Executiva nacional, o DEM convocou para 15 de março de 2011 uma convenção nacional extraordinária.

Nesse encontro, o segundo maior partido de oposição elegerá novos dirigentes. Em jogo a cadeira de presidente, hoje ocupada por Rodrigo Maia (RJ).

Fustigado pelo grupo de Jorge Bornhausen (SC) e Gilberto Kassab (SP), coube ao próprio Rodrigo antecipar a convenção.

Filho do ex-prefeito Cesar Maia, ele seria presidente até dezembro de 2011. Ao explicar o gesto, Rodrigo expôs a trinca que infelicita o DEM:

"Não adiantava insistir numa tentativa de um acordo porque ele se tornou inviável...”

“...Não poderia por uma vaidade pessoal colocar a minha vontade acima da minha vontade coletiva...”

“...E a vontade coletiva é que a gente faça uma convenção no dia 15 de março".

Até lá, vai-se tentar produzir um presidente de consenso. O nome que emerge como favorito é o de Agripino Maia (RN).

Líder da legenda no Senado, Agripino demarca o terreno: "Candidato de consenso poderei ser. Para disputar voto, não".

E Rodrigo: "O consenso é muito positivo, mas a disputa vai ser muito salutar e muito importante para a re-oxigenação do partido...”

“...Se não tivermos unidade para a convenção, que eu espero que consigamos um entendimento de chapa única, vai ser bom para o partido uma disputa também".

Curiosamente, o epicentro do tremor que sacode o DEM é o prefeito paulistano Gilberto Kassab, um ‘demo’ que claudica em seus pendores oposicionistas.

Ajudado por Bornhausen, Kassab convulsiona o partido e, simultaneamente, flerta com a mudança para o governista PMDB. As curiosidades não param aí.

Há outras. Por exemplo: o mesmo Bornhausen que agora se empenha pela substituição de Rodrigo, foi responsável pela ascenção do deputado.

Há mais: afilhado do tucano José Serra, Kassab transfere as culpas pela derrota eleitoral para dentro da gestão de um presidente que preferia Aécio Neves.

Rodrigo, a propósito, cuidou de dar nome ao infortúnio. Atribuiu a Serra, líder de uma campanha "solitária e individual", o revés de 2010.

"Temos que reconhecer que foi no primeiro turno uma candidatura desastrosa, que não agregou nada à oposição no primeiro turno...”

“...O PSDB, no possível, foi correto conosco. Tudo o que esteve ao alcance do senador Sérgio Guerra foi feito. Não posso dizer a mesma coisa de José Serra".

Há duas formas de lidar com uma derrota. Numa, levanta-se a cabeça, sacode-se a poeira e busca-se a volta por cima.

Noutra, ajuda-se os adversários, tonificando-lhes a vitória. O DEM optou pela segunda trilha, menos inteligente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...