Foto: Maria Odília |
O projeto do vereador Fábio Mitidieri (PDT) que pede a regulamentação dos mototaxistas já entrou em votação por duas vezes na Câmara de Vereadores e foi reprovado. Mas, considero muito válido a proposta da deputada Ana Lícia de abrir o debate sobre o assunto.
“Precisamos encontrar uma alternativa para solucionar este conflito. A cada momento os mototaxistas se organizam mais e, inclusive, já existem várias empresas para o tipo de serviço que eles oferecem. São mais de mil famílias que sobrevivem da renda destes trabalhadores”, ressaltou a deputada hoje na Assembleia Legislativa.
Segundo Ana Lúcia, embora alguns vereadores estejam propondo a implementação da lei municipal que reconhece a legalidade do trabalho dos mototaxistas, conforme estabelece a Lei Federal 12009/2009, a regulamentação deve ser resultante de uma iniciativa do Poder Executivo Municipal.
De acordo com a lei 12009/09, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a regulamentação dos mototaxistas, motofretes e moto-entrega fica sob a responsabilidade de cada município da federação.
Concordo que a questão deve ser discutida juntos aos parlamentares e com a participação do prefeito, que deve se dispor ao debate. Não aceitar a proposta sem expor alternativas não é o caminho. Como bem disse Ana Lúcia, não dá para desconsiderar este tipo de serviço, que hoje é fonte de sustento para mais de 1 mil famílias em Aracaju.
Comentários