segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os recados de Valadares no Twitter

Uma das melhores coisas do Twitter é a sua capacidade de transmitir “recados” dos políticos para aliados e opositores. O senador reeleito Valadares, PSB, sabe disso e utiliza bem o microblog neste sentido. De sexta-feira, 12, até hoje, 15, o líder do PSB em Sergipe postou três comentários dignos de nota.

O primeiro foi um recado aos aliados do grupo liderado pelo governador Marcelo Déda: “Quem ganhou tem que baixar a bola. Nada de agressões nem de ‘caça as bruxas’. O momento é de calma. Pra governar bem Déda vai precisar disso”. A declaração de Valadares vai de encontro ao discurso do vice-governador eleito Jackson Barreto, PMDB, que inclusive citou a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (que é comandada pelo PSB) como uma pasta onde há um grande número de traíras.

Veja o que Jackson twittou antes (há duas semanas, aproximadamente) sobre o assunto: “uma coisa eu tenho certeza: os traíras e seus padrinhos estão preocupados. Só na Secretaria de Esporte do Estado, para pescar os traíras tem que ser usada uma rede. Informei ao deputado Valadares Filho: o que tem de traíra na Secretaria não dá pra pescar com isca, nem tarrafa, nem Jereré. Cada vice-governador com o seu estilo próprio. Belivaldo pensa de uma forma, eu de outra. Cada um com o seu estilo”.

Toma para mim as palavras do vice eleito: “cada um com o seu estilo”. E por isso, concordo também com a declaração do senador reeleito: “nada de agressões. O momento é de calma. Pra governar bem, Déda vai precisar disso”. Não sei como se dará a relação entre Déda e seu vice nos próximos quatro anos. Embora Jackson tenha dado inúmeros sinais de lealdade e provas de que trabalha pela união do grupo, seu ‘estilo próprio’ e sua língua desenfreada podem desencadear algumas crises. O conselho de Valadares já deve ser reflexo disso. É preciso cautela para garantir a governabilidade.

MINISTÉRIO

O segundo tweet de Valadares que chamou minha atenção foi este: “O noticiário me inclui como ministro de Dilma. Pura especulação! Jamais o PSB, Dilma ou Zé Eduardo me falaram sobre esse assunto”. O fato de não terem falado não significa que a hipótese não exista. O PSB quer novos espaços no Governo Federal e a ida de Dutra para o Senado é estratégica para Dilma.

Além disso, eu mesmo ouvi de um parlamentar do PSB que a possibilidade de Valadares assumir um ministério existe sim. E segundo esta fonte, o PSB quer o senador de Sergipe no Ministério das Cidades. Até o final deste mês Dilma deve anunciar o primeiro bloco de nomes do primeiro escalão federal. Só nos resta aguardar para saber para onde irá Dutra e se Valadares ficará ou não no Senado.

REFORMA POLÍTICA

O tweet mais recente do senador, postado nesta manhã, e que merece comentário é o seguinte: “no dia da Proclamação da República deveríamos refletir sobre a Reforma Política para dar maior força ao voto consciente”. O Brasil precisa urgentemente de uma reforma política. A expectativa é de que Dilma tenha força, apoio, vontade e coragem de realizá-la.

Nenhum comentário: