Pular para o conteúdo principal

Eleitor levará um 1 minuto e meio pra votar

Falta pouco para o eleitor brasileiro ir às urnas escolher os representantes dos Estados e do país pelos próximos quatro anos. No dia 3 de outubro, ele poderá votar em até seis candidatos. Pela ordem da urna eletrônica, o eleitor votará em deputado estadual, deputado federal, senador para a 1ª vaga, senador para a 2ª vaga, governador do Estado e presidente da República. No momento da votação, o brasileiro terá que apresentar o título de eleitor e um documento com foto.

Como acontece a cada oito anos, em 2010 serão escolhidos dois senadores por Estado. Por conta disso, o eleitor terá direito de votar em dois candidatos distintos. Não será permitido votar no mesmo candidato duas vezes. Caso assim proceda, somente o primeiro voto será considerado. O segundo será anulado.

Para não correr o risco de se confundir ao utilizar a urna, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – aconselha o eleitor a levar anotado num papel o número dos seus candidatos. É a chamada ‘cola eleitoral’. De acordo com o TSE, o brasileiro levará, em média, um minuto e meio, para votar nos seis candidatos, o que representa cerca de 15 segundos para votar em cada um dos cargos.

Na urna, o eleitor digitará primeiro o número do candidato a deputado estadual (cinco dígitos). Em seguida, escolherá o deputado federal (quatro dígitos). Logo depois é a vez de escolher o senador da 1ª vaga (três dígitos) e o senador da 2ª vaga (mais três dígitos). Por fim, o eleitor vota no candidato a governador (dois dígitos) e encerra votando no candidato a presidente (dois dígitos também).

No Brasil, 135.804.433 eleitores devem votar nestas eleições. No domingo, 3 de outubro, das 8h às 17h, será realizado o primeiro turno. O pleito contará com 420.182 seções, nas quais trabalharão 2.181.622 mesários distribuídos em todos os municípios do país e em 154 cidades no exterior. Aproximadamente 500 mil urnas serão disponibilizadas, incluindo as reservas, sendo que 550 serão utilizadas para votação, no exterior, de 200.392 brasileiros, que requereram transferência do domicílio para os países em que vivem atualmente.

A maioria dos eleitores brasileiros aptos a votar tem entre 25 e 34 anos e é formada por mulheres. Em 2010, são 2.391.352 eleitores na faixa etária entre 16 e 17 anos. Foram cadastrados para votar em trânsito no 1º turno das eleições presidenciais 80.494 eleitores. O TSE recebeu outros 76.528 registros em caso de um eventual 2º turno do pleito. São Paulo, Brasília e Belo Horizonte são as capitais que vão receber mais votos de eleitores em trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg