Pular para o conteúdo principal

'Déda já gastou R$ 2,5 mi e João Alves, R$ 850 mil, na campanha'

Oi amigos que acompanham o meu blog. Cometi um erro na matéria intitulada 'Déda já gastou R$ 3,2 milhões e João, R$ 1,4 mi, na campanha', publicada na página 17 do Caderno 1 do jornal Cinform desta semana. os dados estão incorretos, porque cometi a besteira de somar os números da primeira e da segunda parcial da prestação de contas. Por isso, refiz a matéria, que já está publicada no Cinform online e que segue abaixo. Peço desculpa pelo equívoco.

O candidato do PT ao Governo do Estado, Marcelo Déda, foi quem mais arrecadou e quem mais gastou em pouco mais de dois meses de campanha eleitoral. Déda arrecadou R$ 2,1 milhões e já gastou mais de R$ 2,5 milhões. Seu principal adversário, o ex-governador João Alves Filho, DEM, arrecadou e gastou bem menos: R$ 850 mil. A maior parte dos recursos da campanha do atual governador é de doações de empresas. Já no caso do candidato do DEM, a totalidade do que foi arrecadado é proveniente de outros candidatos e de comitês.

Na primeira parcial da prestação de contas apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE/SE – no início de agosto, Déda informou que a arrecadação de sua campanha foi de R$ 768,7 mil. Já na segunda parcial, no início deste mês, o valor arrecadado pelo candidato do PT aumentou substancialmente: R$ 2,1 milhões.

No entanto, os recursos arrecadados até o momento não quitam todas as despesas da campanha. Na primeira parcial, os gastos do petista foram de R$ 768,7 mil, enquanto na segunda parcial, este valor saltou para R$ 2,5 milhões. Ou seja, as contas da candidatura de Déda estão no vermelho: há um déficit de R$ 408 mil.

Na campanha do demista João Alves, os números são mais modestos. Na primeira parcial, João arrecadou R$ 583,9 mil. Na segunda, o valor arrecadado subiu para R$ 850,3 mil. De acordo com a prestação de contas apresentada ao TRE/SE, a candidatura do DEM ao Governo gastou exatamente o total do que arrecadou.

Entre os candidatos de menor densidade eleitoral, Avilete Cruz, PSOL, arrecadou R$ 6,3 mil e gastou R$ 5, 8 mil. O candidato do PSDC, Arivaldo José, arrecadou R$ 5 mil e gastou R$ 4,8 mil. Nos dois casos, foram os próprios candidatos que investiram nas campanhas. Vera Lúcia, PSTU, Henrique Aragão, PRTB, e Leonardo Dias, PCB, não apresentaram movimentação financeira durante o período da campanha.

De onde vem?

Os recursos que sustentam a campanha milionária de Marcelo Déda são provenientes, em quase sua totalidade, de empresas. Na primeira prestação de contas, o candidato do PT informou ter recebido R$ 590 mil em doações de pessoas jurídicas. No segundo informe ao TRE/SE, este valor saltou para R$ 1,6 milhão. Na prestação de contas da candidatura petista, há ainda R$350 mil arrecadados junto ao partido e mais R$ 87 mil recebidos em doação de pessoas físicas. Já o dinheiro arrecadado por João Alves se deve a outros candidatos e aos comitês, embora não haja especificação de quem esteja investindo na campanha demista.

Para onde vai?

A propaganda na TV e no rádio consumiram a maior parte dos recursos arrecadados pelo candidato João Alves Filho. Ele investiu R$ 608,5 mil neste serviço. Em serviços prestados por terceiros (não há especificação do que tenha sido), João Alves Filho gastou ainda R$ 34 mil. Em publicidade impressa, o candidato do DEM gastou R$ 124 mil.

Já o candidato Marcelo Déda fez o maior investimento de campanha nas pesquisas eleitorais: ao todo, ele já gastou R$ 568 mil. Houve investimento maciço de Déda ainda em publicidade impressa (R$ 523 mil), em placas e faixas (R$ 45 mil) e através dos carros de som (R$ 349 mil). A produção de programas do candidato petista consumiu R$ 130 mil.

Albano arrecadou mais de R$ 1,4 milhão

O candidato ao Senado, Albano Franco, PSDB, já arrecadou mais do que o ex-governador João Alves em sua corrida ao Governo. Albano arrecadou R$ 1,4 milhão e gastou até o momento mais de R$ 1,2 milhão, enquanto João, 850 mil. Enquanto isso, Valadares, PSB, arrecadou R$ 23 mil; Eduardo Amorim, PSC, R$ 156 mil, e José Carlos Machado, DEM, arrecadou R$ 715 mil.

A maior parte dos recursos utilizados por Albano é própria. Dos R$ 1,2 milhão, R$ 859 mil saíram do bolso do candidato ao Senado. Albano gastou até o momento R$ 1,2 milhão. Valadares teve gastos bem mais modestos: R$ 18,7 mil. Já Amorim gastou mais do que arrecadou: R$ 247 mil. Machado, assim como Albano, também fez um investimento próprio elevado na campanha. O candidato demista tirou do próprio bolso R$ 700 mil. Sua campanha já gastou ao todo, R$ 492 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l