Eduardo Anizelli / Folhapress |
O melhor desempenho de Dilma é na região Nordeste, e o pior é na região Sudeste. Em Pernambuco, ela teria 66% dos votos, contra 19% de Serra. Já o tucano tem seu melhor desempenho na região Sul e, o pior, no Nordeste. Em São Paulo, Estado que governou até abril, Serra teria 40% dos votos, contra 33% da petista.
Dilma também aparece na frente na pesquisa espontânea, com 32% das intenções de voto, ainda segundo a Vox Populi. José Serra aparece em segundo, com 18%. Na última pesquisa Vox Populi, publicada em 22 de julho, a candidata petista tinha 41%, contra 33% de Serra
.
Vox antecipa tendências
Lula Marques / Folhapress |
Na pesquisa Vox Populi divulgada no dia 15 de maio, Dilma aparecia pela primeira vez à frente de Serra, chegando a 38% contra 35% do tucano. No mesmo mês, o instituto Datafolha mostrava os dois candidatos empatados em 36%, enquanto o Ibope também apontava o cenário de empate dos dois concorrentes, em 37%.
O cenário de empate entre Dilma e Serra nas pesquisas Ibope e Datafolha persistiu até o final de julho, quando o Ibope finalmente identificou o crescimento de Dilma, apontado mais de um mês antes pela Vox Populi. No levantamento do dia 29 de julho, o Ibope mostrou que a candidata petista tinha 39% das intenções de voto, enquanto Serra aparecia com 37%.
Entretanto, uma semana antes, na pesquisa de 23 de julho, o Datafolha ainda apontava o empate técnico entre PT e PSDB, com 36% e 37%, respectivamente. A tendência de queda de José Serra só foi registrada pela pesquisa Datafolha no último dia 13 de agosto, quando o candidato tucano apareceu com 33% das intenções de voto, contra 41% de Dilma.
Programas da TV
Hoje começaram os programas eleitorais. Assisti as duas edições da TV. E posso afirmar que a tendência de crescimento de Dilma não será revertida facilmente pelo seu adversário, o tucano José Serra. O programa do PT vincula (com êxito) Dilma ao presidente Lula.
E mais: no programa da noite, Lula pediu claramente: “Votem na Dilma. Ela é a mais preparada para ser presidente do Brasil”. Se até o “Zé” Serra (é assim que ele está sendo chamando na propaganda) está usando o nome do Lula é porque a situação pra ele não está fácil. Os números do Vox Populi, caso não ocorrer um fato novo que beneficie a oposição, será repetido no Ibope, no Sensus e até no Datafolha.
Comentários