quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os bons exemplos de candidatos na Internet

O portal do candidato a deputado federal Almeida Lima, PMDB (www.almeidalimafederal.com.br), é sem dúvidas um dos melhores que vi até o momento. Ainda mais se considerarmos que é um site de um candidato proporcional. No caso dos majoritários, o portal do candidato ao Governo, Marcelo Déda, PT, (www.deda13.com.br) é outro bom exemplo de utilização correta das potencialidades da internet.

Hoje, a partir das 19h, o senador Almeida Lima lançará inclusive o chat do seu portal, com “um descontraído bate-papo”, como informa o comunicado da assessoria de imprensa encaminhado aos jornalistas. “A conversa vai ser boa”, diz o release. Independente de ser ou não eleitor do candidato é interessante acompanhar o chat – e mais do que isso reconhecer nessa atividade uma iniciativa extremamente positiva de diálogo do político com os internautas e potenciais eleitores.

Além do chat, o blog do candidato tem ainda fórum de discussão, espaço para doação online, comunidades, blogs, enquetes, notícias, transmissão de vídeo e voz em tempo real. O www.almeidalimafederal.com.br tem ainda um diferencial: possui acesso para iPhone, recurso disponível primeiramente disponibilizado no site de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, no período de sua campanha eleitoral.

O site de Marcelo Déda também apresenta também uma série de mecanismos de aproximação do eleitor com o candidato. Há espaço para fotos, vídeos, jingles da campanha, além de um canal colaborativo de propostas para o programa de governo. Iniciativa muito legal e que está presente também no site de José Serra (www.serra45.com.br), candidato a presidente.

No site do candidato Marcelo Déda, eu só não gostei muito do canal “Sergipe Mudou”. As informações sobre as realizações do atual mandato de Déda como governador estão limitadas diante do emaranhado de opções para disponibilizar estes dados de forma mais atraente, seja por infográficos, seja por vídeos.

Outro site de candidato que vale a pena ser acessado é o de Mendonça Prado (http://www.mendoncaprado.com.br/), que tenta a reeleição como deputado federal. Antes mesmo de iniciar o período de campanha, ainda em maio, Mendonça lançou o site, que também é bem diversificado e com muitos canais de contato com o internauta.

Enfim, como ontem usei este espaço para reclamar dos candidatos que não estão se utilizando corretamente do Twitter, hoje fui buscar as boas iniciativas, que merecem ser reconhecidas. O momento da eleição é único e a decisão que nós, eleitores, tomamos vale não só para os próximos quatro anos, mas se estende nas conseqüências (sejam elas boas ou más) dos atos dos candidatos eleitos.

Um comentário:

Marivone disse...

No twitter senti apenas a presença de: Deda (Gov.), Iran (DF) e Amorim (Sen.). No caso de serem citados ou retwittados. Não vale as manifestações diretas. Estou falando aqui de manifestação dos eleitores. Valadares apareceu um pouco...

Hoje teve um pouco de Almeida por conta dos seus comentários. Fora isso, nada. Vi um veículo plotado na Unit também, mas apenas um.

É isso.
;)

Acho que a equipe de Deda é imbatível na internet.

;)

Conceição Vieira está por toda cidade. Já até enjoei. Mas, na net ela não apareceu ainda...