Pular para o conteúdo principal

Novo patrimônio da Unesco em Sergipe não tem infraestrutura para turistas

VALTER LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ARACAJU

A cidade de São Cristovão (a 29 km de Aracaju), que abriga a praça São Francisco, conjunto arquitetônico reconhecido como patrimônio histórico da humanidade há duas semanas pela Unesco (braço da ONU para educação e cultura), não possui estrutura para receber turistas.

O município só dispõe de um restaurante e não há pousadas e hotéis. Há ainda carência de guias turísticos e o funcionamento dos museus é limitado. A praça, onde foi construído o convento São Francisco, é um exemplo remanescente do período colonial brasileiro.

De lá, é possível avistar o palácio do período colonial onde funciona o Museu Histórico de Sergipe; e também prédios das ordens religiosas, como o Museu de Arte Sacra e o Convento de São Francisco, além de sobrados e casas.

O conjunto arquitetônico da Igreja e do Convento São Francisco é de 1693. Já o Museu Histórico está no antigo Palácio Provincial, do século 19, que abrigou dom Pedro 2º, em sua visita à cidade, em 1860.

O acervo do museu é formado por peças do século retrasado, documentos raros, mobília, coleções de arte plásticas e moedas. De acordo com o diretor da instituição, Thiago Fragata, a intenção é transformar o local também num centro de pesquisa.

O Museu de Arte Sacra tem seu acervo composto prioritariamente por peças religiosas que foram utilizadas em igrejas e conventos de vários municípios sergipanos.

O diferencial da praça São Francisco é a síntese entre dois projetos urbanísticos diferentes, que representam o processo de união de Portugal e Espanha, no período de 1580 a 1640.

A secretária estadual da Cultura, Eloísa Galdino, diz que a primeira etapa, a de adequar a praça às determinações da Unesco, já foi cumprida e que o próximo passo é "conservar o que existe e ampliar a estrutura para receber os turistas".

"Embutimos a fiação elétrica e telefônica e restauramos alguns prédios. Do ponto de vista arquitetônico, a praça se encontra o mais próximo possível do que a gente poderia ter do momento em que ela foi construída. Agora, temos que aumentar a ação junto aos museus e potencializar e conservar pra que a comunidade se aproprie deste bem."

Matéria publicada originalmente na Folha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...