Pular para o conteúdo principal

Mais de 70% dos sergipanos não decidiram voto em deputado

Valadares Filho, Heleno, Rogério, Iran e André Moura lideram disputa para a Câmara. Para a Assembleia, Maria Mendonça e Arnaldo Bispo despontam juntamente com Adelson, Gualberto, Mardoqueu, Goreti Reis e Augusto Bezerra
Se as eleições tivessem sido realizadas entre os dias 20 a 22 de julho, mais de 70% do eleitorado sergipano ainda não havia decidido em quem votar para deputado estadual e federal. De acordo com a pesquisa Dataform realizada naqueles dias, 77,8% dos entrevistados ainda não sabem em quem irá votar no dia 3 de outubro para a Câmara Federal. Para a escolha dos 24 membros da Assembleia Legislativa, 74,4% dos eleitores permanecem indefinidos.


Dentre aqueles que já se decidiram - o universo fica reduzido entre 22% e 25% - o índice dos candidatos mais citados varia de 0,3% a 2,5% das intenções de voto, o que significa dizer que os que atingiram melhores resultados tiveram entre 3 e 17 citações entre os 1.067 entrevistados pelo Dataform em 25 cidades sergipanas. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 7.989/2010.

Entre os que disputam as oito vagas de deputado federal, Valadares Filho, PSB, aparece em primeiro lugar na sondagem, com 2,5% das intenções de voto. Em segundo lugar está o ex-deputado federal Heleno Silva, PRB, que soma 1,3% das citações. Em seguida, o deputado estadual Rogério Carvalho, PT, pontua com 1,1%. O candidato a reeleição Iran Barbosa, PT, e o deputado estadual André Moura, PSC, somam 0,8% das intenções cada um.

Os candidatos Almeida Lima, PMDB, e Mendonça Prado, DEM, foram lembrados por 0,7% dos eleitores entrevistados. O candidato do PDT, Bosco Costa, aparece com 0,6% das intenções. Fábio Reis, PMDB, soma 0,5% dos votos, sendo seguido pelo candidato Márcio Macedo, PT, que tem 0,4% da preferência do eleitorado, e por Laércio Oliveira, PR, que está na lanterna da pesquisa, com 0,3%.

Na pesquisa para deputado federal saltam alguns pontos que devem ser analisados. Além de estar bem posicionado na pesquisa, Valadares Filho ainda pode herdar 0,3% das intenções de voto que foram dadas ao seu pai, o senador Valadares. Na mesma situação está Fábio Reis, filho do deputado federal Jerônimo Reis. O pai é citado por 0,6% dos entrevistados, número superior ao do filho (0,5%). Ou seja, tanto Valadares Filho quanto Fábio Reis podem - e assim deverão - ser beneficiados pela força de seus pais. Fábio ainda pode faturar 0,1% da intenção que foi dada ao seu irmão, o ex-deputado federal Sérgio Reis.

Na disputa pelas 24 vagas de deputado estadual, ao menos 30 candidatos aparecem 'bem posicionados' na pesquisa Dataform. Liderando a corrida pelo parlamento estadual, dois nomes fortes de Itabaiana aparecem com o mesmo índice de intenção de voto: Maria Mendonça, PSB, e Arnaldo Bispo, DEM, somam 1,7% cada um. Em seguida, aparece o deputado estadual Adelson Barreto, PSB, candidato à reeleição, com 1,4% das citações.

O deputado Mardoqueu Bodano, PR, que também disputa a reeleição, soma 1,1% dos votos, situação idêntica a de Francisco Gualberto, PT, que apresenta desempenho semelhante na pesquisa. A deputada Goreti Reis, DEM, soma 0,9% das intenções, seguida pelo também demista Augusto Bezerra, que detém 0,8% da preferência do eleitorado.

A deputada petista Ana Lúcia soma 0,7% dos votos, mesmos índices de Mundinho da Comase, PSL, que tenta retornar a Assembleia Legislativa, e de Pedrinho Valadares, DEM, e Luiz Mitidieri, PSDB.

Os candidatos capitão Samuel Alves, PSL, Robson Viana, PT, e Zé Franco, PDT, aparecem com 0,6% da preferência dos entrevistados pelo Dataform. Os deputados estaduais Zeca da Silva, PSC, e Venâncio Fonseca, PP, que pleiteiam a reeleição somam 0,5% dos votos cada um, assim como o candidato Jairo de Glória, PT do B, que tem o mesmo índice de intenção de votos.

Os candidatos Eugênio Santana, PTC, Gilson Andrade, também do PTC, o deputado Wanderlê Correia, PMDB, Daniel Fortes, PTC, e João Daniel, PT, somam 0,4% da preferência do eleitorado sergipano.

Os deputados estaduais Suzana Azevedo, PSC, e Garibalde Mendonça, PMDB, Angélica Guimarães, PSC, somam 0,3% dos votos. Mesmo índice apresentado pelos também candidatos Gustinho Ribeiro, PV, Jorge Araújo, PSL, Rosa Maria, DEM, Gracinha Garcez, PSDB, e Renato Brandão, PMDB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg