Pular para o conteúdo principal

Impressões das entrevistas ao JN

Depois de assistir a participação dos três principais candidatos à Presidência no Jornal Nacional , posso dizer que Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra se sairam muito bem. Dilma conseguiu falar com mais fluência e (sem dúvidas) deixou bem claro que é a candidata do presidente Lula, Marina vendeu bem a ideia de que não é só uma candidata ambientalista e José Serra mostrou que realmente é o mais experiente. Ponto negativo apenas para os apresentadores do telejornal que na angústia de melhor aproveitar o tempo atropelaram por mais de uma vez todos os entrevistados.

Diferente do que li em pretensas análises de líderes partidários e de eleitores mais inflamados, não vi favorecimento nas perguntas para um ou outro candidato. Willian Bonner e Fátima Bernandes souberam manter o mesmo nível de perguntas e fizeram questionamentos de pontos fortes e fracos de cada postulante ao cargo de presidente da República.

Questionaram tanto Serra como Dilma sobre alianças controversas, perguntaram a Serra sobre os pedágios e sobre as comparações dos governos petista e tucano. Com Dilma, falaram da falta de experiência política, e sobre a relação de dependência com Lula. E com Marina falaram da montagem das bases no Congresso e tentaram encurralá-la com o mensalão.

Em seu discurso, Dilma afirmou que exerceu o "segundo cargo mais importante da hierarquia do Governo Federal" e ressaltou que conhece "o Brasil de ponta a ponta". Sobre a relação com Lula disse que tem "imenso orgulho dela" e afirmou que quer "transformar o Brasil num país diferente".

"Em relação aos problemas brasileiros, eu não vacilo. Me considero extremamente preparada no diálogo.No papel de cuidar de Governo é como se a gente fosse mãe. Tem uma hora que a gente cobra e em outra, a gente incentiva", disse sobre sua forma de atuar. Ao defender sua candidatura, Dilma argumentou que "não é repetir, é avançar e aprofundar".

Marina, por sua vez, garantiu que sua candidatura não é apenas para fortalecer a defesa do meio ambiente, mas é também para chamar "a atenção para as coisas que a gente está vivendo hoje". "A minha candidatura é para agora, porque o Brasil não pode esperar", disse. 

Sobre a escassez de partidos ao seu lado e sobre as possíveis dificuldades para montar uma base de apoio ao seu Governo, ela afirmou que tanto Dilma como Serra "já estão tão comprometidos" com os partidos aliados e por isso, "só podem repetir mais do mesmo", o que no caso dela seria diferente, pois ela construiria o arco de apoios a partir de diretrizes determinadas por ela e não compactuadas antes do resultado das urnas.

Já José Serra tentou justificar a escassez de críticas ao presidente Lula afirmando que está "focado no futuro". "Quero reforçar o que está bem e melhorar o que não andou direito. O meu foco não é o Lula", ressaltou. Sobre a comparação entre o atual Governo e o de FHC, ele afirmou que "são condições diferentes. Foram governos diferentes".

Confira a íntegra das entrevistas:
Dilma
Marina
Serra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...