terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ainda sobre as pesquisas: "Falta pouco para que muitas máscaras despenquem"

O resultado das pesquisas eleitorais continua na pauta do dia no Twitter. Na manhã de hoje quem twittou sobre o assunto foi o candidato a vice-governador, Nilson Lima (PPS). Ele é o vice do ex-governador João Alves Filho (DEM), que aparece em desvantagem de até 16 pontos nas pesquisas.

Vejam o que disse @nilsonlima23: “As supostas pesquisas que estão sendo freneticamente divulgadas em Sergipe e no País precisam ser melhor analisadas pelo Ministério Público. A normalidade do ambiente democrático deve ser restabelecida, primando pela comparação de realizações e dos projetos para o futuro do povo. Esse festival de incoerências e manipulações não pode prosseguir impunemente!”.

Prossegue o candidato: “A democracia não pode correr o risco de ir parar na UTI, à medida em que se avilta o voto e se agiganta a ditadura dos índices de pesquisas. Tem muita gente fazendo de conta que está comemorando vitória eleitoral. ‘Vamos devagar que o santo é feito de barro!’. Falta pouco mais de um mês para que muitas máscaras despenquem, diante da soberania popular que será implacável com os que a vilipendiam”.

Sobre o assunto não vou me deter em muitas análises. Deixo para que cada leitor/internauta tire suas próprias conclusões. Mas entendo que as pesquisas são um instrumento extremamente válido para aferição das eleições e além disso, avalio que “a ditadura dos índices de pesquisas” revelam a vontade da maioria. Ou dá pra desprezar, especialmente, em âmbito nacional, que a candidata Dilma Rousseff é a preferida para vencer o pleito?

Se o próprio Serra discursou ontem em Minas Gerais que ainda dá pra virar é porque ele reconhece que está perdendo para sua principal adversária. No cenário local, Déda nunca foi colocado atrás nas pesquisas. Mesmo naquelas em que seu índice era bem menor do que os que estão sendo divulgados nesta semana, o candidato do PT sempre esteve liderando.

Agora, concordo plenamente com Nilson Lima quando cobra cautela. E acho que isto é válido tanto para um lado quanto para o outro. O próprio Déda afirmou ontem no programa eleitoral da noite que a eleição não está ganha é que é preciso evitar o salto alto.

E concordo ainda mais com a afirmação final de @nilsonlima23 sobre a decisão soberana do povo: “Falta pouco mais de um mês para que muitas máscaras despenquem, diante da soberania popular que será implacável com os que a vilipendiam”. Sei de uma coisa: os eleitores realmente esperam ansiosos pelo despencar das máscaras!

3 comentários:

Lucas Peixoto disse...

Acho muito difícil que esse jogo tenha outros contornos. Déda vencerá, e será mesmo no primeiro turno. O dataform não diria besteira. Números estão ai para corroborar com a tese da vitória.

Como disse Jozailto em sua coluna: " só xingando mesmo o pai", ou qualquer algo do tipo para ocorrer uma mudança.

Anônimo disse...

valter petista sua hora vai chegar sergipe é pequeno quero ver sua mascara onde vc vai esconder depois do dia 3 com seu blog ridiculo e manipuado

Anônimo disse...

puxa saco não é profissão nao viu babão petista