sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dilma ultrapassa Serra entre homens e mulheres

Foto: Marri Nogueira/Folhapress
Primeira pesquisa eleitoral divulgada após o início da campanha eleitoral mostra Dilma crescendo em todos os cenários e oito pontos na dianteira. Pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira mostra a candidata do PT à Presidência com 41% das intenções de votos, enquanto candidato do PSDB, José Serra, aparece com 33%. Marina Silva (PV) está com 8% e José Maria Eymael (PSDC) tem 1%. Os outros cinco candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 4% e 13% dos entrevistados estão indecisos.

Ainda segundo a pesquisa divulgada hoje, Dilma venceria Serra no segundo turno por 46% a 38%. Na espontânea, na qual os eleitores dizem em quem pretendem votar sem ver o nome dos candidatos, a petista tem 28%; o tucano, 21% e a verde, 4%. Mesmo não sendo candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 4% e o candidato indicado por ele com 1%. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 29 de junho, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina. Os brancos e nulos eram 5% e os indecisos 11%.

Dilma está na frente no Nordeste e já ultrapassou Lula
Foto: Ricardo Cassiano/Folhapress
No Nordeste, Dilma tem 54% contra 24% de Serra e 5% de Marina. Já Serra conta com 39% na região Sul contra 35% da petista. No Sudeste, ele tem 36% contra 34% de Dilma. O instituto afirma que Dilma tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, Serra 32% e Marina 9%.
De acordo com a sondagem, Serra está na frente, dentro da margem de erro, entre os que ganham mais de cinco salários mínimos com 37% a 36% de Dilma e 11% de Marina. A petista tem o menor índice de rejeição, 17%, contra 24% de Serra e 20% da senadora do PV. Segundo o Vox Populi, 63% dos entrevistados conhecem bem ou tem algumas informações sobre Dilma enquanto Serra chega a 73%. Entre os que conhecem os candidatos só de nome Dilma tem 31% contra 24% do tucano. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

A sondagem mostra ainda que a transferência de votos de Lula para Dilma foi um sucesso. Mais do que isso. Segundo os dados, 33% dos entrevistados declaram que votariam num candidato apoiado pelo presidente Lula. E Dilma já atingiu 41% das intenções de voto. Conclusão: o estoque potencial de votos de Dilma, até o momento, ultrapassa o estoque de votos que Lula poderia lhe transferir.

Foto: Miguel Rajmil/Efe
Amanhã será divulgada a pesquisa Datafolha, que se confirmar o cenário desenhado pelo Vox Populi, dará início automaticamente a uma crise entre os serristas. Com certeza, colocarão a culpa no discurso mais duro contra o PT e sua candidata, e nas recentes declarações do vice de José Serra, Índio da Costa, que ligou o partido de Dilma ao narcotráfico. Ambas as pesquisas antecedem o início da cobertura diária da TV Globo. Iniciado agosto, o Jornal Nacional começará a cobrir a agenda dos candidatos e já no dia 17 terá início a propaganda eleitoral obrigatória. Os caminhos começarão a ser delineados.

Nenhum comentário: