Pular para o conteúdo principal

Dilma ultrapassa Serra entre homens e mulheres

Foto: Marri Nogueira/Folhapress
Primeira pesquisa eleitoral divulgada após o início da campanha eleitoral mostra Dilma crescendo em todos os cenários e oito pontos na dianteira. Pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira mostra a candidata do PT à Presidência com 41% das intenções de votos, enquanto candidato do PSDB, José Serra, aparece com 33%. Marina Silva (PV) está com 8% e José Maria Eymael (PSDC) tem 1%. Os outros cinco candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 4% e 13% dos entrevistados estão indecisos.

Ainda segundo a pesquisa divulgada hoje, Dilma venceria Serra no segundo turno por 46% a 38%. Na espontânea, na qual os eleitores dizem em quem pretendem votar sem ver o nome dos candidatos, a petista tem 28%; o tucano, 21% e a verde, 4%. Mesmo não sendo candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 4% e o candidato indicado por ele com 1%. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 29 de junho, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina. Os brancos e nulos eram 5% e os indecisos 11%.

Dilma está na frente no Nordeste e já ultrapassou Lula
Foto: Ricardo Cassiano/Folhapress
No Nordeste, Dilma tem 54% contra 24% de Serra e 5% de Marina. Já Serra conta com 39% na região Sul contra 35% da petista. No Sudeste, ele tem 36% contra 34% de Dilma. O instituto afirma que Dilma tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, Serra 32% e Marina 9%.
De acordo com a sondagem, Serra está na frente, dentro da margem de erro, entre os que ganham mais de cinco salários mínimos com 37% a 36% de Dilma e 11% de Marina. A petista tem o menor índice de rejeição, 17%, contra 24% de Serra e 20% da senadora do PV. Segundo o Vox Populi, 63% dos entrevistados conhecem bem ou tem algumas informações sobre Dilma enquanto Serra chega a 73%. Entre os que conhecem os candidatos só de nome Dilma tem 31% contra 24% do tucano. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

A sondagem mostra ainda que a transferência de votos de Lula para Dilma foi um sucesso. Mais do que isso. Segundo os dados, 33% dos entrevistados declaram que votariam num candidato apoiado pelo presidente Lula. E Dilma já atingiu 41% das intenções de voto. Conclusão: o estoque potencial de votos de Dilma, até o momento, ultrapassa o estoque de votos que Lula poderia lhe transferir.

Foto: Miguel Rajmil/Efe
Amanhã será divulgada a pesquisa Datafolha, que se confirmar o cenário desenhado pelo Vox Populi, dará início automaticamente a uma crise entre os serristas. Com certeza, colocarão a culpa no discurso mais duro contra o PT e sua candidata, e nas recentes declarações do vice de José Serra, Índio da Costa, que ligou o partido de Dilma ao narcotráfico. Ambas as pesquisas antecedem o início da cobertura diária da TV Globo. Iniciado agosto, o Jornal Nacional começará a cobrir a agenda dos candidatos e já no dia 17 terá início a propaganda eleitoral obrigatória. Os caminhos começarão a ser delineados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg