sexta-feira, 9 de julho de 2010

Em Sergipe, PSDB nacional força coligação com DEM

VALTER LIMA
COLABORAÇÃO PARA FOLHA, EM ARACAJU
 
Em troca do apoio do DEM à candidatura do presidenciável José Serra, a Executiva Nacional do PSDB determinou que o diretório do partido em Sergipe se alie formalmente ao candidato democrata ao governo, João Alves Filho.

A aliança forçada entre as duas siglas agrega ao candidato do DEM tempo de TV e de rádio na propaganda eleitoral. Na prática, no entanto, os dois partidos continuarão em palanques separados.

"Mesmo com a aliança, não subirei no mesmo palanque do DEM. Quando o candidato José Serra vier a Sergipe, ele terá dois palanques", afirmou Albano Franco.

Na sua convenção, em 30 de junho, o PSDB já havia lançado a candidatura independente ao Senado do deputado federal e ex-governador Albano Franco em coligação com o PV. O partido não lançou candidato ao governo. O DEM aprovou a candidatura de Alves Filho ao governo na mesma data, em aliança com o PPS e o PP.

Na noite de ontem, a Executiva Nacional do PSDB enviou uma resolução ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe cancelando a convenção do partido no Estado e determinando o apoio à candidatura do democrata. Nos dias 26 e 30 de junho, a cúpula tucana já havia notificado o diretório estadual, orientando para coligar com o DEM, o que não foi cumprido.

Nacionalmente, o DEM está coligado com o PSDB e pressionou os tucanos para obter a vaga de vice na chapa liderada por Serra à Presidência.

A aliança entre os dois partidos se limitará ao governo. Albano Franco continua candidato ao Senado. Da mesma forma, as duas candidaturas de senadores lançadas anteriormente pela coligação DEM/PPS/PP --a do deputado federal José Carlos Machado e do advogado Emanuel Cacho-- também terão que ser lançadas isoladas, já que a Justiça Eleitoral não admite três candidaturas numa única coligação.

"Essa aliança só vale para o horário de TV e rádio. É uma excepcionalidade o que estão fazendo, mas tive coragem de enfrentar até o fim", disse Albano Franco, em entrevista nesta terça-feira (6). Para a chapa proporcional, o PSDB em Sergipe manterá aliança com o PV.

Matéria publicada originalmente na Folha.com em 6 de julho

Nenhum comentário: