Pular para o conteúdo principal

Alianças no interior diferem de coligações

As coligações em torno dos principais candidatos ao Governo do Estado se definiram no início deste mês, após as convenções partidárias. De um lado, o atual governador Marcelo Déda, PT, reuniu em torno de seu nome partidos como o PMDB, o PSB, o PSC e o PDT. Do outro lado, o ex-governador João Alves Filho, DEM, lançou-se candidato ao Governo pela quarta vez com o apoio do PPS e do PP. O PSDB, do tucano Albano Franco, saiu independente na disputa, sem candidato a governador.

Essa divisão entre os partidos, no entanto, não é exata. No interior do Estado, principalmente, prefeitos que teoricamente deveriam estar na base de apoio de Déda estão se rendendo a João e vice-versa. Candidaturas de senador e de deputados também embolam o arco de alianças e de alinhamentos.

O caso mais emblemático é o do prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, do PMDB. Foi exatamente naquele município onde ocorreu no último dia 17 um evento que reuniu num só palanque o candidato de oposição ao Governo, João Alves, e dois aliados de Déda – o candidato ao Senado, Eduardo Amorim, PSC, e o candidato a deputado federal, Almeida Lima, PMDB.

O encontro ocorreu durante o lançamento da candidatura de Arnaldo Bispo, PSDB, para deputado estadual. Ou seja, o apoio do prefeito Luciano Bispo a cada um desses candidatos mostrou a diversidade de alianças que estão se formando no interior e que seguem um caminho oposto ao definido nas convenções.

Teoricamente, Luciano Bispo, que é prefeito do PMDB, deveria apoiar Marcelo Déda, mas o líder itabaianense é o coordenador de campanha de João Alves no interior. Para justificar suas participações no evento do dia 17, tanto Amorim quanto Almeida explicaram que o apoio de Luciano Bispo a suas candidaturas não está atrelado a uma aliança com João. Ambos também disseram que compareceram ao lançamento da candidatura de Arnaldo Bispo antes da chegada de João Alves e que não ficaram para ouvir seu discurso.

‘LUCIANO, SEU PROJETO É MEU PROJETO’
Almeida usou ainda o argumento de que Luciano é de seu partido, o que viabiliza o apoio, sem grandes problemas. Mas foi justamente de uma declaração feita pelo senador que gerou uma repercussão negativa entre os dedistas. “Luciano, o seu projeto é o meu projeto”, disse Almeida, dando a entender que ele estaria no mesmo barco que o prefeito de Itabaiana, o que indicaria um possível apoio a João Alves.

O senador reagiu e disse que o seu candidato continua sendo Marcelo Déda. “O palanque era de Luciano Bispo e ele convida quem deseja. Por educação de berço, a mim compete respeitar a todos, inclusive a João Alves de quem sou amigo, e não vou abrir mão disso. Mas se alguém deseja saber, o meu candidato é Déda. Sou PMDB, sou partidário e o meu partido fez uma aliança com o PT, cujo candidato é Déda e é a ele que eu apoio”, afirmou.

OUTROS ACORDOS
Mas não é só de Itabaiana que surgiram alianças estranhas – ou que fogem do desenho das coligações. O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, do PDT, por exemplo, deveria apoiar o candidato a deputado federal do seu partido, Bosco Costa, mas já se comprometeu com o candidato do PR, Laércio Oliveira.

Há ainda o líder Cleonâncio Fonseca que apoiará o candidato a deputado federal pelo PT, Rogério Carvalho. Cleonâncio é irmão do deputado estadual Venâncio Fonseca, PP, que é candidato de oposição ao lado de João Alves e um dos críticos mais ferrenhos da administração petista, que teve Rogério como secretário de Saúde.

O prefeito de Estância, Ivan Leite, que é do PSDB, partido que não terá candidato ao Governo, já declarou apoio a Marcelo Déda. O também tucano Arnaldo Bispo, no entanto, optou por apoiar João Alves. Em São Cristovão, enquanto o prefeito Alex Rocha, PDT, apoia a candidatura petista ao Governo, seu pai, o ex-prefeito Lauro Rocha, optou por apoiar João Alves.

De Lagarto, há ainda o caso do candidato a deputado federal Fábio Reis, que se filiou ao PMDB para apoiar Marcelo Déda, contrariando os interesses de seu pai, o deputado federal Jerônimo Reis, que é do DEM. Este, por conta de problemas na base demista, poderá migrar para o lado de Déda e declarar apoio oficial ao petista. Depreende-se assim que os interesses particulares de cada candidato, em muitos casos, superam os acordos em âmbito estadual que definiram as alianças para o Governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l

Pré-Caju 2011: programação completíssima

Em uma semana começa o Pré-Caju. Além das atrações oficiais, como Ivete, Aviões, Cláudia Leitte, Chiclete, Asa, Harmonia e Parangolé, há também participação de outros tantos artistas nos blocos da Pipoca. Nessa lista estão Amanda Santiago, É o Tchan, Black Style, Forró do Muído, Cavaleiros do Forró, Julinho Porradão, Mulheres Perdidas, Alexandre Peixe, Forró dos Plays, Levanóiz, Psirico e Pimenta N'Ativa. Confira a programação da festa: Quinta-feira (20/01) 20h00 – Trio da Pipoca Gospel – banda Ministério Cristo Vivo 20h15 – Trio da Pipoca – Amanda Santiago 20h30 – Bloco da Prevenção – Luis Caldas 20h45 – Bloco Exttravasa – Cláudia Leitte 21h00 – Bloco da Limpeza – trio com banda de frevo 21h15 – Bloco Papelão – mini-trio com banda de frevo 21h30 – Trio da Pipoca (Cidade de Todos) – Forró do Muído 21h45 – Bloco Eu & Você – Timbalada 22h00 – Bloco Chikita Bakana – Chicabana e É o Tchan 22h15 – Trio da pipoca – banda 5% 22h30 – Trio da Pipoca (FM Serg