Pular para o conteúdo principal

77 candidatos podem ficar fora das eleições em Sergipe

Os brasileiros ainda não sabem em quem poderão votar no próximo dia 3 de outubro, data do primeiro turno das eleições. Isso porque existem 2.776 pedidos de impugnação contra cerca de 20 mil candidatos. Em Sergipe, 77 candidaturas estão nesta situação, sendo que 13 pedidos foram feitos pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e 64 pela coligação ‘Pra Sergipe continuar seguindo em frente’, liderada pelo governador Marcelo Déda, PT. Não por acaso, até o ex-governador João Alves Filho, DEM, entrou na lista de candidaturas ameaçadas.

A maior parte dos pedidos de impugnação ocorreu em decorrência da lei do ‘Ficha Limpa’, que afasta do processo eleitoral candidatos que foram condenados pela Justiça pela prática de crimes – sejam eles eleitorais ou não. No caso das solicitações feitas pela PRE, os argumentos estão em contas rejeitadas, multas não pagas, renúncia a mandato, condenação por homicídio e na realização de convenção fora do prazo. Os pedidos feitos pela coligação de Marcelo Déda, também usama a argumentação da falta de regularidade das convenções. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgará todos os processos até o dia 5 de agosto.

PSDB+DEM+PV
Os pedidos de impugnação feitos pela coligação de Déda foram contra a aliança forçada entre o DEM e o PSDB local, que só aconteceu por determinação da Executiva Nacional do PSDB – e fora do prazo máximo estabelecido pela lei, que seria o dia 30 de junho. O documento com a determinação para que os tucanos em Sergipe se coligassem com os democratas só foi registrado no TRE no dia 5 de junho, último dia para o prazo do registro das candidaturas, mas fora do tempo estabelecido pela lei para o arranjo das coligações.

Os candidatos são acusados de não respeitarem o prazo legal para realização de convenções. Por conta deste argumento, todos os candidatos da aliança DEM/PMN/PSC/PP/PTN/PHC sofreram pedidos de impugnação. Na aliança PSDB/PV, só as candidaturas ao Senado foram incluídas. Mas isso na representação feita pela coligação de Marcelo Déda, pois a Procuradoria Regional Eleitoral também entrou com pedido de impugnação de todas as candidaturas do PSDB e do PV.

Na justificativa do procurador Ruy Mello, a coligação entre o PSDB e o PV é considerada inválida, uma vez que, o presidente do PV, Reynaldo Nunes, disse em entrevistas que o acordo entre os dois partidos só teria sido feito no dia 2 de julho, quando o último dia permitido por lei foi o dia 30 de junho. Ainda assim, na ata da convenção das duas siglas consta a data retroativa.

DEPUTADOS
A Procuradoria entrou com representação ainda contra candidato a deputado estadual Gilmar Carvalho, PR, pois ele renunciou ao cargo na Assembleia Legislativa em 2005 para impedir a cassação do seu mandato, o que o torna inelegível por 8 anos a contar da data da renúncia, segundo análise dos procuradores. Na pesquisa do histórico dos candidatos foi encontrado também um condenado por homicídio em 2008, Rubens Oliveira Bastos, PT do B, que segundo o procurador Ruy Mello chegou a apresentar certidão negativa criminal com uma letra do sobrenome alterada. Dessa forma, o pré-candidato também pode responder pelo crime de falsidade ideológica.

Políticos que já exerceram funções administrativas e não tiveram as contas aprovadas pelo tribunais de contas do Estado ou da União também são considerados inaptos. Neste grupo se encaixam Renato Brandão, PMDB, Rosa Maria, DEM, Eduardo Marques, DEM, Jackson Barreto, PMDB, e Rogério Carvalho, PT. As multas eleitorais não pagas até o dia 5 de julho também pode deixar o candidato em situação irregular. Novamente Jackson Barreto aparece na lista, acompanhado de Augusto Bezerra, DEM, e André Moura, PSC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l