sábado, 19 de junho de 2010

São João de Sergipe: estamos prontos para receber os turistas?

(O texto é de autoria do jornalista Menilson Filho, que também mantém um blog na web. Como concordei com cada linha do que ele diz neste post, transcrevo aqui neste espaço)

Os festejos juninos em Sergipe começaram e seguem a todo vapor. Além de manter viva a tradição do nosso povo e proporcionar muita alegria, a festa é muito importante por movimentar a economia através do turismo. Os visitantes chegam aos montes nesta época e querem viver um momento especial, conhecer melhor os nossos costumes e se isso não fosse suficiente, ainda depositam um dinheirinho nos cofres do nosso Estado – movimentando a economia direta e indiretamente. Diante de tamanha importância eu deixo a seguinte questão: estamos preparados para receber este público tão especial?

O motivo de minha preocupação surgiu a partir da informação dada pelo atual prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira, na noite de ontem, 18, durante o Forró Caju, a respeito da grande quantidade de turistas hospedada na capital. Logo após, em uma das minhas construtivas leituras no Twitter, vi um post espontâneo pedindo o bom tratamento a estes visitantes. De fato precisamos fazer isso! A casa está cheia de hóspedes, mas será que estamos aptos a recebê-los bem?

Esforço não é a questão, já que sergipano sente a constante necessidade de estar sempre agradando – esteja onde estiver - e se esforça muito para isso. Neste caso, a preocupação está mais voltada para o fator competência – ou falta dela. Isso acontece, pois ainda caminhamos a passos lentos com relação ao turismo. Dentre os problemas existentes estão a falta de placas indicativas, de transportes e de preparação adequada dos profissionais que trabalham diretamente com este público. Não bastar ser bonitinha e limpinha, é preciso é ter o que ofertar e fazê-lo com qualidade.

A saída é complexa e descobrir uma solução ideal para esta questão levaria muito tempo de análise e discussões, mas tudo pode começar de forma simples e pelo bom senso. Empresários devem compreender que os investimentos são necessários e devem ser bem feitos para garantir o retorno dos seus clientes. Do mesmo modo os funcionários devem se especializar para garantir bons serviços, que trarão retorno a curto, médio e longo prazo. A população também deve fazer sua parte. Lembra o pedido de receber bem os turistas? Então faça! Trate bem, demonstre satisfação, seja educado e ajude, sempre! Sergipe é um Estado bom para se ver e conhecer, mas será que já está pronto para ser turístico? Eu aposto que sim, mas todos precisam continuar se esforçando.

Nenhum comentário: