domingo, 6 de junho de 2010

Empatados

O Ibope encerrou ontem a rodada de pesquisas dessa fase da pré-campanha presidencial. Da mesma forma que em sondagens dos outros institutos, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) apareceram empatados. Ambos com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PV) bem mais distante com 9%. No cenário do segundo turno, PT e PSDB também empatam em 42%. No cenário espontâneo (quando não há indicação dos nomes dos candidatos), Dilma lidera sobre Serra com 19% contra 15%.

Os resultados dessa pesquisa selam o cenário esperado pelos petistas e contraria o ideal quadro planejado pelos tucanos. Em julho, quando a disputa começar oficialmente, Serra e Dilma estarão na mesma posição para a partida mais emocionante e difícil dos últimos oito anos. Quem terá mais condições de agregar mais votos e a simpatia dos eleitores? Difícil fazer uma previsão exata, pois em período de campanha, os números oscilam muito e o discurso da propaganda eleitoral e os ataques dos adversários são determinantes para definir os caminhos dos eleitores.

De toda forma, considero que Dilma reverteu o jogo e hoje é a candidata favorita para vencer este pleito. “O poste” ganhou vida e mesmo precisando (muito) da força e da popularidade do presidente (e mito) Lula, ela já caminha com as próprias pernas, já melhorou o discurso e só precisa ser capaz de empolgar o eleitorado. Do outro lado, Serra (sem sombra de dúvidas) é o candidato mais preparado, mas terá que encontrar (logo) um discurso mais convincente e concreto sobre os seus projetos e como irá encarar Dilma e Lula durante as eleições. Ainda falta um mês para começar a campanha e os candidatos devem estabelecer as estratégias do período e se preparar para o embate. Que o Brasil saiba escolher o melhor (ou o menos pior).

Leia mais:
Programas de TV deixam Serra e Dilma empatados, diz Ibope
Dilma vira "favorita", mas calendário é melhor para Serra

Um comentário:

Eloy Vieira disse...

rapaz.. o dia q Lula disser "votem na Dilma" na TV, ela ganha.. kkkkkkk