Pular para o conteúdo principal

Cidade Digital: uma boa ideia

Danilo Segundo (PSB) é sangue novo na cena política. É vereador desde 2009 e depois de um início cambaleante na Câmara, tomou conhecimento do trabalho e desde então, tem apresentado bons projetos. Um deles, sobre o qual eu já fiz matéria para o Cinform é sobre a criação de uma lei municipal que torna obrigatória a criação do Portal da Transparência das contas da prefeitura de Aracaju. Ótima iniciativa. E, agora, outro projeto, que merece destaque é o “Cidade Digital”, que disponibiliza internet gratuita em todos os bairros da capital.

Em viagem recente a Brasília, Danilo conseguiu agendar uma conversa com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, para buscar apoio ao projeto. “O projeto Cidade Digital possibilitará que todos tenham acesso à internet. A maioria da população não tem condição de pagar para ter internet banda larga", afirma Danilo, em release enviado à imprensa.

O uso do computador, aliado ao acesso à internet é ferramenta fundamental no aprendizado de crianças, jovens e adultos. “O governo federal proporciona aos cidadãos meios de aquisição subsidiada de computadores. Entretanto, o acesso restrito à internet banda larga acaba limitando a inclusão digital de milhares de pessoas”, diz. A afirmação de Danilo é correta. Ter o computador e não ter internet inviabiliza o processo de inclusão digital, tão propalado por entidades e governos.

Não existem prazos para que o projeto do vereador do PSB se concretize. Ainda é embrionário, mas espero que o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) abrace a causa e com o apoio do Governo Federal disponibilize internet gratuita em toda a cidade. Até porque os serviços de internet existentes hoje em Aracaju são caros. Além disso, só a Velox oferece uma conexão estável e rápida, mas isso por um preço elevado. Não dá para se falar em inclusão digital sem baratear o curso da internet. É uma meta que deve ser perseguida!

Comentários

Eloy Vieira disse…
já tô esperando uma aracaju digital. vamos ver, qndo tiver data dê um furo e divulgue aí!
AD disse…
Parte de uma grande ingenuidade este projeto de cidade digital.

Se eu fosse Ministro de Ciência e Tecnologia, diria para o vereador: Meu caro, excelente esta sua ideia, de encher os olhos. Mas, todavia, entretanto, vc tem lido sobre o projeto federal de retomada da Telebrás e consequente possibilidade de oferecer banda larga para qualquer cidadão? Pois é, a prioridade do Ministério é esta. Mas meus assessores guardarão sua pasta com o maior carinho.

Se houvesse algum interesse efetivo, que ofereçam, por ex, quiosques digitais com supervisão, em grandes locais de circulação, para a comunidade começar a aprender a utilizar serviços básicos e se acostumar com a linguagem digital.

Ou o termo rede wireless é de conhecimento de todos? Se 99% não sabem o que é isso, como vão utilizar os benefícios da cidade digital?

Abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...