A primeira pesquisa a colocar a petista Dilma Rousseff à frente do ex-governador de SP, José Serra, PSDB, foi divulgada nesta noite. O instituto Vox Populi informa que segundo sondagem realizada entre os dias 8 e 13 de maio, Dilma tem 38% das intenções de voto, contra 35% de Serra. Marina Silva do PV aparece com 8%, mesmo índice de votos brancos e nulos. Outros 11% são de indecisos.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, o que revela verdadeiro empate técnico entre os dois principais candidatos, mesmo dado já antecipado pela pesquisa do Instituto Sensus em abril. Mas diferente da sondagem do Sensus, na do Vox Populi, Dilma tem a dianteira. Ou seja, é um momento importante e que não pode ser desprezado pela equipe de campanha da ex-ministra e muito menos pela oposição.
Tudo bem que a presidenciável petista foi beneficiada pelas inserções partidárias obrigatórias da TV e do rádio que foram veiculadas na semana passada, mas ainda assim o resultado dessa pesquisa coloca em xeque as declarações da oposição que falam em desgaste da candidatura de Dilma e mostra o potencial que ela tem, já que parcela considerável do eleitorado ainda não associa a ex-ministra ao presidente Lula. Ainda é cedo para dizer que a Dilma virou o jogo, mas é um bom sinal sob todos os aspectos para uma candidata que começou quase traçando na intenção de voto dos brasileiros.
Os dados da pesquisa Vox Populi não sofreram a influência do programa principal do PT (veja aqui), que foi ao ar na quinta-feira, 14. As próximas pesquisas deverão apresentar um crescimento mais acentuado de Dilma, em decorrência da propaganda de 10 minutos, onde Dilma alternou com Lula a apresentação da história de vida da candidata e manteve o discurso de comparação do Governo atual (2002-2010) com o anterior, que foi o de FHC, entre 1994 e 2001.
Entretanto, a partir de agora, José Serra também terá espaço na mídia, com as propagandas obrigatórias do PSDB, DEM, PTB e PPS, que na soma chegam a 40 minutos. E o grupo que trabalha para o tucano pretende se utilizar desses espaços para – assim como o PT fez com Dilma – promover a candidatura de Serra. Vamos ver quem vai chegar ao fim de junho na dianteira das pesquisas e quem sairá liderando no início da campanha.
Veja o que está na mídia:
Pesquisa Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%
Oposição também vai promover José Serra na televisão
Blog do Josias: Vox Populi: Dilma ultrapassa Serra, 38% contra 35%
Blog do Fernando Rodrigues: Vox Populi/Band: Dilma 38% X 35% Serra
Blogo do Noblat: O tamanho do desafio de Serra
Pesquisa Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%
Oposição também vai promover José Serra na televisão
Blog do Josias: Vox Populi: Dilma ultrapassa Serra, 38% contra 35%
Blog do Fernando Rodrigues: Vox Populi/Band: Dilma 38% X 35% Serra
Blogo do Noblat: O tamanho do desafio de Serra
Comentários
Márcia
e tb acho q a campanha na tv ta surtindo efeito, mas a campanha dela na internet tá sendo espetacular, nunca na história desse país se teve uma campanha na internet tão boa assim, ela já quase uma pop star e já foi chamada de 'dinossaura'!