quinta-feira, 6 de maio de 2010

A propaganda do PT: eleitoreira?

As emissoras de TV começaram a veicular nesta noite as últimas inserções obrigatórias do Partido dos Trabalhadores (PT) antes do período de campanha eleitoral. Sobre isso, eu já tinha lido que estes comerciais funcionariam como um teste para a candidata do PT, a ex-ministra Dilma Rousseff, e serviriam para testar sua capacidade de crescimento nas pesquisas. Pelo que vi, o partido não poupou esforços e produziu uma peça de qualidade, mas acho que a oposição e o Tribunal Superior Eleitoral vai entrar com uma ação por propaganda eleitoral antecipada. Avalie.

Vejamos o texto da propaganda número 1:

“No Governo do Lula, 24 milhões de brasileiros saíram da miséria e 31 milhões passaram para a classe média. Quem você acha que pode fazer com que cada vez mais gente saia da pobreza, passe para a classe média e prospere na vida? Uma pessoa que tenha a mesma visão de Lula ou alguém que fez parte de um Governo que aumentou o desemprego, os impostos e pouco reduziu a pobreza? O Brasil não pode voltar ao passado.” (veja em vídeo)

Veja o texto da propaganda número 2, onde “a pessoa que tem a mesma visão do Lula” aparece:

A pré-candidata Dilma Rousseff diz o seguinte: “O Brasil tem com Lula um Governo que sabe planejar e sabe fazer, que apóia as empresas brasileiras, que promove o desenvolvimento de todas as regiões e o bem-estar de toda a população. É fundamental continuar nesse caminho. O Brasil tem condições de fazer agora duas verdadeiras revoluções: a revolução na Saúde e a revolução na Educação.”. Após o depoimento da ex-ministra, o locutor encerra dizendo: “O Brasil já encontrou o rumo certo. É hora de acelerar e ir em frente. PT” (veja em vídeo)

Diante dessas duas peças partidárias, convido você leitor para tirar suas próprias conclusões e deixar o seu comentário sobre a propaganda do PT. É eleitoreira? Vai fazer Dilma crescer na campanha? É apenas partidária e não fere a legislação eleitoral? O que você achou?

O que está sendo publicado sobre o assunto:
Em propaganda, PT insiste na comparação entre governos de Lula e FHC
Inserções do PT na TV investem na comparação entre Lula e FHC

Na noite da sexta-feira, dia 7, o Tribunal Superior Eleitoral entendeu que as peças eram eleitoreiras.
Justiça Eleitoral suspende propaganda partidária do PT

Nenhum comentário: