Pular para o conteúdo principal

As pesquisas e o empate

Uma semana depois da primeira pesquisa (Vox Populi) apontar Dilma liderando a corrida presidencial nesse período de pré-campanha, o instituto Datafolha confirmou a linha ascendente da candidata petista e a conseqüente estagnação e queda (na maior parte dos cenários) do tucano José Serra. Para encerrar essa rodada de sondagens falta apenas a divulgação da pesquisa Ibope, que ocorrerá nesta semana, e que deve mostrar um quadro semelhante.

Os números do Datafolha são semelhantes aos das pesquisas Vox Populi e CNT/Sensus. Será que a partir de agora, todas as sondagens começarão a falar a mesma linguagem? Eu, particularmente, acredito que sim, Com o passar do tempo, os candidatos estão ficando cada vez mais conhecidos, o interesse pelo assunto está aumentando e a eleição ganha status nacional. O brasileiro vai ficando mais atento à disputa e começa definir o seu rumo eleitoral para outubro, quando nas urnas escolherá o novo presidente do país.

Vamos aos números do Datafolha divulgados ontem e hoje pela Folha de São Paulo:



De acordo com a pesquisa, o crescimento de Dilma que a levou ao empate com Serra em 37% se deu em quase todos os grupos de eleitores e em todas as regiões do país em pouco mais de 30 dias. Dilma também abriu larga vantagem sobre Serra quando se trata de disputar voto entre os eleitores que aprovam o presidente Lula.

Em março, quando o presidente tinha 76% de aprovação no Datafolha, Dilma e Serra registravam 36% de intenção de voto cada um entre esses eleitores pró-Lula. No levantamento deste mês, Lula repetiu os 76% de aprovação de março, mas Dilma passou a ter 45% entre esses eleitores – nove pontos a mais do que tinha em março. Já Serra recuou para 32% nesse grupo – ficando 13 pontos atrás da petista. (leia matéria completa com os dados na Folha.com)

Os resultados das pesquisas acendem a luz vermelha no ninho tucano e estimula os petistas. A partir de agora, os dois candidatos estão em condições iguais na disputa.

Com o começo da campanha, em julho, Lula estará ainda mais próximo da sua candidata. E com a estagnação e queda de Serra, já se ventila a necessidade de que Aécio Neves aceite ser o vice tucano.

Ainda não há informações oficiais a respeito, mas eu duvido muito que o Aécio aceite. Ele queria mesmo era ser o candidato. E, sinceramente, penso que ele estaria em melhores condições do que José Serra, que flutua entre 30 e 35 pontos na intenção de votos dos eleitores desde sempre.

Essa foi boa

A coluna Painel da Folha de São Paulo de ontem trouxe uma nota bem divertida e interessante sobre a influência do Lula sobre a intenção de voto do eleitor em Dilma:

Amostra Grátis
No início da semana, diante de duas outras pesquisas a indicar o crescimento de Dilma, um dos caciques peemedebistas menos empolgados com a candidata do PT colocou as barbas de molho: “Se um pouquinho de Lula na propaganda já fez esse estrago, imagine quando o homem for a televisão todo dia pedir voto”.
Leia mais sobre o assunto:
Dilma adota cautela e presidente do PSDB atribui a Lula crescimento de petista em pesquisa
Dilma já pode ser considerada favorita
Festa no AP do PT: Serra e Dilma empatados no Datafolha: Alguma surpresa? Nenhuma!
Em campanhas, quando se começa a formar uma onda...

Comentários

Eloy Vieira disse…
É impressionante mesmo o carisma que Lula tem, tanto com o povo do Brasil quanto fora. Eu acho q é por isso que ele é 'o cara' lá fora e é invejado por muito chefe de estado por aí...

Eu tb concordo que Aécio teria mais chances que Serra.. mas acho que não nessa eleição pq ele ainda não tem um nome muito forte em âmbito nacional, mas se ele começar a se fazer conhecido pelo país pode ganhar força pra 2014.
Anônimo disse…
Acho que mais que carisma, Lula mostrou que nao é preciso ser 'doutor' para conduzir um país do nosso porte e com nosso histórico. Mostrou que competência, sim, é o diferencial. E se ele resistiu a tudo por que a administração dele passou, mostra, ainda, que ele consegiu ser mais forte que o próprio PT. Naturalmente, as pessoas preferem que o cenário se mantenha, a ter que arriscar alqgo que, mesmo aprecendo novo, sabemos que é mais de uma face obscura que o brasileiro aprendeu a detestar neses oito anos.

É Dilma na cabeça e na urna. Pronto!

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores não p

Lambe-sujo e Caboclinhos: a cultura viva

A força de uma cultura se revela na capacidade de agregar, envolver e orgulhar. Em Laranjeiras, isso se concretiza durante a “Festa do Lambe-Sujo”, folguedo sergipano encenado todos os anos no 2º domingo de outubro. No folguedo, os negros (lambe-sujos) lutam contra a tentativa dos índios (caboclinhos) de destruírem os quilombos. A partir das imagens captadas pela fotojornalista Ana Lícia Menezes é possível perceber o quão forte é a cultura local e a crença no folguedo. Carregado de simbolismo, o folguedo envolve crianças, jovens e adultos, que se apossam da história da terra para se divertir, se alegrar e manter viva a cultura. Logo cedo, os lambe-sujos se espalham pela cidade, desde a entrada até a praça central de Laranjeiras. Assim, demarcam território e mostram que estão prontos para o combate. Em maioria, os lambe-sujos também ocupam a área próxima à igreja, onde recebem a benção do padre, antes de iniciar os embates. Fortalecidos pela oração e crentes em sua fé, os l