Pular para o conteúdo principal

Dilma e Serra: sem carisma, boas propostas decidirão votos

A disputa pelo lugar de Lula começa definitivamente nesta semana. Com a saída da ministra Dilma da Casa Civil e de Serra do Governo de São Paulo, o embate eleitoral começará a ganhar forma. Cada um, a seu modo, correrá contra o tempo para fechar alianças, definir os palanques eleitorais, montar equipes e dar o primeiro passo rumo a campanha que se inicia em julho.

Longe de ser uma eleição fácil, Dilma e Serra disputarão a presidência de um país governado nos últimos oito anos por um presidente que deixa o cargo com o estigma de mito. Lula não será atacado por nenhum dos candidatos e nem subestimado. Dilma, como fiel aliada tomará para si e para o seu projeto todas as conquistas do Governo Lula. E Serra não se atreverá a bater de frente com o atual presidente e muito menos seguir o caminho (quase natural das campanhas) de apontar as falhas da gestão lulista.

Neste cenário, espera-se que a apresentação de propostas ganhe mais espaço e seja a mola propulsora do debate eleitoral. Será o melhor caminho. Mais do que reconhecer os avanços do Governo de Lula e/ou o bom Governo de Serra em São Paulo, Dilma e Serra precisam mostrar aos eleitores brasileiros qual o caminho que eles querem dar para o país nos próximos quatro anos.

A transferência de voto de Lula para Dilma logo alcançará um teto e ela precisará se mostrar competente para administrar um país sem se limitar à PAC’s. Serra, por sua vez, terá que fazer com que os brasileiros não absorvam o discurso do PT de que o governador de São Paulo trará para o país uma ‘herança maldita’ de FHC e mais ainda, Serra e sua equipe de campanha terão que ter capacidade de mostrar os pontos positivos da gestão de Fernando Henrique enquanto presidente entre 1994 e 2002.

Os discursos reacionários e pouco práticos dos outros candidatos – todos nanicos e naniquinhos – servirão apenas para preencher dois ou três minutos do tempo de TV e nada influenciarão na decisão do eleitor. Ou seja, a disputa se dará somente entre PT e PSDB, entre Lula e FHC, entre Dilma e Serra.

Ainda não dá pra fazer nenhuma previsão de quem levará a melhor, não dá para saber o que os brasileiros irão escolher, mas uma coisa é certa: os atuais candidatos precisarão se mostrar bem convincentes e dispostos a governar o Brasil, amarrados em ótimas propostas, pois pouco carismáticos, Dilma e Serra não serão capazes de ganhar votos apenas com discursos inflamados e emocionantes.

Comentários

Anônimo disse…
Dadas as condições atuais, A Marina não é uma naniquinha! Acho bom começarmos a pensar nela como uma boa alternativa! Afinal dos candidatos é a que apresenta melhores propostas, a menos comprometida com erros de outros e de partido e a mais esclarecida!

Postagens mais visitadas deste blog

Erotização da música influi na precocidade sexual da criança

É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil? Para a psicóloga Aline Maciel, músicas de cunho apelativo com letras que tratem de sexo estimulam a iniciação sexual precoce entre meninos e meninas. Segundo ela, “músicas com uma carga sexual muito forte aliadas a coreografias sensuais fazem com que as cria nças tenham acesso a elementos que não são adequados a sua faixa etária, induzindo comportamentos inadequados”. O artigo A música e o Desenvolvimento da Criança, de autoria da Doutora em Educação Monique Andries Nogueira, atesta que a música tem um papel importante nos aspec...

Verão Sergipe 2011 só na Caueira

Foto: Alejandro Zambrana A edição 2011 do Verão Sergipe não ocorrerá em etapas. No próximo ano apenas a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá o evento. Será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 não ocorrerá em vários municipios, como nos anos anteriores. Neste 2010, por exemplo, o Verão Sergipe foi realizado na Caueira, em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros. Antes, em 2009, ele também passou por Pirambu. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o evento já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta d...

Projeto Verão de Aracaju 2011: Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis e Alceu Valença

Foto: André Moreira A programação do Projeto Verão de Aracaju foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro – os shows vão até o dia 13. Entre as atrações que vão se apresentar no palco principal estão Pitty, NX Zero, Kid Abelha, Revelação, Nando Reis, Alceu Valença, além das bandas sergipanas Alapada, Mandinga de Praia, Naurêa, The Baggios e Kararoots. Confira a programação: 10 de fevereiro (quinta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Pitty NX Zero Alapada (SE) 11 de fevereiro (sexta-feira) Palco Oficial - (às 21h) Kid Abelha Revelação Mandinga de Praia (SE) 12 de fevereiro (sábado) Palco Oficial - (às 21h) Nando Reis Alceu Valença Naurêa (SE) 13 de fevereiro (domingo) Palco Oficial - (às 21h) The Baggios (SE) KaraRoots (SE) * Falta definir quem irá substituir a banda "O Rappa", que chegou a ser anunciada como atração da festa para o domingo, mas que não irá se fazer presente, p...